José Mourinho a caminho do FC Porto depois de sair do Chelsea

José Mourinho a caminho do FC Porto depois de sair do Chelsea

854

O treinador português José Mourinho foi despedido do comando técnico do Chesea, devido aos maus resultados que colocam o clube no 16º lugar da Premier League e com mais 1 ponto que os clubes que estão na “zona de despromoção”.

Apesar de ter conseguido o apuramento para os Oitavos-de-Final da Liga dos Campeões, depois de ter ficado em 1º lugar do Grupo G, a direcção entendeu despedir o treinador luso, que sai por mútuo acordo.

Mourinho, que conquistou 3 Premier League, 4 Capital One Cup e uma Community Shield ao serviço do Chelsea, será sempre “apreciado, respeitado e uma figura emblemática”, segundo o clube inglês.

O Chelsea diz ainda que “Mourinho será sempre bem-vindo a Stamford Bridge” e que “agora é tempo de planear o resto da época de acordo com o novo treinador, que será anunciado brevemente”.

Os nomes do novo treinador sucedem-se a um ritmo alucinante na Internet, mas os nomes do novo clube de José Mourinho também; não querendo fazer futurologia, tudo aponta para o regresso do mítico treinador ao FC Porto.

Sabe-se que Mourinho e Pinto da Costa sempre se deram bem, e foi no FC Porto que o treinador português conquistou a sua única Taça UEFA e a sua única Taça dos Campeões.

Como é público e notório, os adeptos “azuis-e-brancos” não estão muito satisfeitos com o rendimento da equipa orientada por Julen Lopetegui, e depois da eliminação da Liga dos Campeões muitos pediram a “cabeça” do treinador.

O único entrave parece ser o salário, mas o vencimento de Iker Casillas também era bastante elevado, e o guarda-redes é neste momento o titular indiscutível da equipa portuguesa.

O acordo pode ficar selado ainda antes do Natal, pois o FC Porto termina o ano civil de 2015 com o Marítimo, para a Taça da Liga, e começa 2016 com um “clássico” frente ao Sporting, muito importante para as contas finais da Liga NOS.

Os outros clubes para onde Mourinho pode rumar são o Real Madrid e o PSG, mas a verdade é que Mourinho nunca gostou muito de trabalhar em Espanha, e no clube de Paris poderá encontrar Cristiano Ronaldo, que poderá rumar ao clube francês já em Janeiro.

Os outros “tubarões” europeus, como o Barcelona, Bayern Munique e Manchester City, têm a sua situação estável e não deverão integrar o treinador português nos seus quadros, mas o mesmo não se passa com o Manchester United, pois Louis Van Gaal tem sido muito criticado nos últimos tempos, também devido à eliminação do MU da Liga dos Campeões.