Jogos Europeus Universitários 2016: Portugal fecha com 28 medalhas

Jogos Europeus Universitários 2016: Portugal fecha com 28 medalhas

A modalidade Taekwondo foi a mais premiada - proporcionou 14 medalhas a Portugal - e na vertente Poomsae Recognized o pódio foi português.

205

Portugal é Campeão Europeu Universitário em Futebol Masculino, Taekwondo Poomsae Freestyle e Recognized Feminino, Taekwondo 74 kg e 80kg, Taekwondo Troféu por Equipas e Ténis Feminino, no ano com maior número de medalhas conquistadas em campeonatos europeus universitários – 28 medalhas em 10 modalidades diferentes; de participações – 317 estudantes-atletas presentes; e de clubes – 83% de presença em Europeus Universitários desde 2001 que corresponde ao 3° do ranking, atrás da Alemanha (93%) e França (90%), em 45 países.

A modalidade Taekwondo foi a mais premiada – proporcionou 14 medalhas a Portugal – e na vertente Poomsae Recognized o pódio foi português. Gabriela Martins, do Instituto Politécnico do Porto, sagrou-se campeã de Taekwondo Poomsae Recognized Feminino nos 3º Jogos Europeus Universitários, que decorreram até ontem, 24 de Julho, na Croácia. A medalha de prata foi conquistada pela estudante-atleta da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, Joana Lourenço, e Tatiana Costal, da Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana, ficou com o lugar de bronze.

Outro resultado importante em Taekwondo foi para a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) que conquistou oito medalhas, incluindo o título de Ouro por equipas. Júlio Ferreira e Jean Michel são campeões europeus universitário de Taekwondo 74kg e 80kg, respectivamente, e a AAUM ainda conquistou cinco medalhas de bronze nesta modalidade com Patrícia Bastos (Taekwondo 49kg), Francisco Costa (Taekwondo 54kg), Joana Cunha (Taekwondo 57kg), Nuno Costa (Taekwondo 63kg) e João Ferreira (Taekwondo 68kg).

Esta segunda-feira, 25 de Julho, último dia de competição nos 3º Jogos Europeus Universitários, Diogo Silva (Universidade Nova de Lisboa) foi terceiro classificado em Judo +100kg e Amélia Fernandes também alcançou o título de bronze em Natação 200m Livres Feminino.

Portugal esteve presente nos 3º Jogos Europeus Universitários com 14 instituições de Ensino Superior, 19 clubes, 29 equipas, 19 modalidades, 320 atletas, 99 oficiais, 7 árbitros e 18 voluntários. Estes números fazem de Portugal uma das três maiores delegações participantes.

Para Daniel Monteiro, presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), o balanço da participação nacional é extremamente positivo.

“Os portugueses conseguiram reafirmar a qualidade do trabalho desenvolvido no desporto universitário por parte de todos os agentes: da FADU, dos nossos clubes, das nossas associações e das nossas instituições de ensino superior. Vinte e oito medalhas, alcançadas em 10 modalidades, só nos podem deixar orgulhosos e com confiança redobrada para os próximos desafios, nacionais e internacionais que aí vêm”.

Todas as classificações disponíveis em http://eug2016.com/results.

A 4ª edição dos Jogos Europeus Universitários, maior evento do calendário desportivo universitário europeu, vai realizar-se, em 2018, na cidade de Coimbra.