Jogos do Futuro 2017: Convívio na Casa Ermelinda Freitas reuniu patrocinadores e...

Jogos do Futuro 2017: Convívio na Casa Ermelinda Freitas reuniu patrocinadores e municípios

A Comissão Organizadora promoveu, na tarde de Segunda-feira, 15 de Maio, na Casa Ermelinda Freitas (CEF), um Convívio de Patrocinadores, que reuniu administrações dos municípios organizadores, responsáveis de empresas, patronos e embaixadores dos Jogos do Futuro

59

No âmbito da 5ª edição dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal (JFRS), que se realiza a 2, 3 e 4 de Junho, e após o sucesso em edições anteriores, a Comissão Organizadora promoveu, na tarde de Segunda-feira, 15 de Maio, na Casa Ermelinda Freitas (CEF), um Convívio de Patrocinadores, que reuniu administrações dos municípios organizadores, responsáveis de empresas, patronos e embaixadores dos Jogos do Futuro.

Para a próxima Terça-feira, dia 23 de Maio, pelas 11h00, está agendada uma Conferência de Imprensa de apresentação dos JFRS, que actualizará todos os pormenores e revelará algumas novidades sobre este evento. Esta iniciativa, aberta ao público, decorrerá na Galeria Vermelha do Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), no Barreiro, cidade onde, também, terá lugar a Cerimónia de Abertura dos JFRS (a 2 de Junho, pelas 21h00, no Largo do Mercado 1º de Maio), prevendo-se um espectáculo memorável, repleto de luz, acção e animação, dando o mote para as várias competições que decorrerão, durante o fim-de-semana, em toda a Região.

Tendo Leonor Freitas como anfitriã e em clima de confraternização, as várias dezenas de convidados realizaram uma visita com caminhada pela vinha pedagógica e instalações da empresa, iniciada em 1920, onde o vinho é um dos seus ex-líbris.

“Estamos numa grande Região”, referiu Leonor Freitas, agraciada, a 10 de Junho de 2009, com a Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial – Classe do Mérito Agrícola, grau Comendador, pelo Presidente da República.

Agradecendo a recepção, o Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), Rui Garcia, sublinhou a importância do “trabalho de equipa”.

Recorde-se que os JFRS são uma organização conjunta das nove Autarquias da Região de Setúbal – Almada, Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal –, AMRS, Movimento Associativo Popular, Deporto Escolar e Associações Distritais de modalidades aderentes.

Barreiro acolhe Cerimónia de Abertura

“Sendo o Barreiro uma terra de desporto e desportistas, desde o início se associou aos JFRS, ao seu espírito e ao seu movimento”, realçou a Vereadora do Desporto da Câmara Municipal do Barreiro.

Regina Janeiro manifestou satisfação pelo facto do Barreiro acolher a Cerimónia de Abertura e lançou um convite

“É com muito gosto que recebemos a Cerimónia de Abertura, uma festa, no centro da Cidade, com muita música e dança, com nomes conhecidos do espectáculo e na qual os atletas também serão protagonistas”.

Vinte e quatro modalidades com desporto adaptado

Com 24 modalidades, incluindo desporto adaptado, estão agendadas competições nos nove municípios organizadores.

Este mega evento, dirigido a jovens, de ambos os géneros, nascidos entre 2001 e 2005, de acordo com a especificidade de cada modalidade, é considerado um ‘ponto alto’ da actividade desportiva da Região, no que à formação diz respeito, movimenta muitos milhares de pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes e outros elementos do staff, aos quais se junta o muito público que acompanha as 24 modalidades. Trata-se de um evento que congrega a prática desportiva ao nível do movimento associativo com a actividade do desporto escolar.



Aplicação Móvel

No Convívio foi ainda apresentada, pelo CEO Albatroz Digital, Carlos Santos, a aplicação móvel dos JFRS. Desenvolvida para Android, tem inúmeras informações úteis para todos os interessados no evento. Trabalhando offline, com acesso a dados mínimos, esta APP tem também uma funcionalidade ligada ao GPS.

«Seguindo a tendência mundial que aponta para o crescimento de acessos à Internet através de dispositivos móveis e procurando dotar os Jogos do Futuro com as mais recentes soluções tecnológicas, a comissão organizadora deu um salto para o mundo das Aplicações Móveis. A edição 2017 dos Jogos poderá ser acompanhada através de uma APP, adaptada à imagem corporativa deste ano, desenvolvida para Android e já disponível gratuitamente para descarga no Google Play.

A capacidade de trabalhar offline é provavelmente um dos maiores ganhos da APP Jogos do Futuro comparativamente ao Website. Com esta APP será possível consultar as diferentes informações, sem que o dispositivo esteja permanentemente ligado à Internet.

São várias as funcionalidades que caracterizam a Aplicação. Nesta nova ferramenta tecnológica os atletas, técnicos, dirigentes, eleitos e população em geral poderão: consultar as notícias com separadores temáticos; acompanhar o programa de cada dia com as informações das provas que se vão realizar; participar na comunicação do evento enviando sugestões, fotos e resultados à organização; consultar o mapa dos locais onde se realizam as provas e obter apoio nas deslocações através do GPS.

A APP Jogos do Futuro realiza atualizações automáticas dos dados, com particular ênfase nas notícias e agenda, através de ligação directa à base de dados do portal jogosdofuturo.net. Uma implementação que garante a consistência na comunicação da iniciativa. A solução foi desenvolvida pela Albatroz Digital, uma empresa da região sediada na incubadora Madan Parque que orienta seu trabalho na área do desenvolvimento de portais, aplicações e gestão de conteúdos na Internet» – Fonte: Albatroz Digital

Todas as informações sobre os JFRS, nomeadamente, vários vídeos de apresentação e calendários de competições, encontram-se na Internet em http://www.jogosdofuturo.net/ + https://www.facebook.com/jogosdofuturo. APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.albatrozdigital.jogosdofuturo