Jamor em Festa 2017: Federação de Montanhismo inaugura parede de escalada olímpica

Jamor em Festa 2017: Federação de Montanhismo inaugura parede de escalada olímpica

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, presente na abertura. Aposta olímpica André Neres coordena dia de actividades. Festa do Desporto promete trazer milhares de pessoas ao Jamor

186

A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) terá um papel importante nas comemorações do 73º aniversário do Complexo Nacional Desportivo do Jamor, o ‘Jamor em Festa’, a ser comemorado no Sábado, dia 10 de Junho, com a abertura da renovada Parede de Escalada.

Uma cerimónia que contará com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente do Instituto de Desporto e Juventude, Augusto Baganha, do presidente da FCMP, João Queiroz, bem como da aposta olímpica nacional André Neres, que coordenará um dia de actividades de escalada para todos os entusiastas que queiram experimentar o novo equipamento desportivo.

A nova parede constituirá uma referência nacional na escalada que, recorde-se, será modalidade de apresentação nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

“É um equipamento único em Portugal, com características que lhe permitem receber competições nacionais e internacionais do mais alto nível”, destaca André Neres, o atleta apontado como o representante português nos Jogos Olímpicos de 2020 e que coordenará todas as actividades de escalada.

“Teremos aqui condições para apresentar a escalada ao público, com uma secção de parede para iniciantes sem qualquer experiência, mas também teremos algumas vias para desafiar os praticantes mais experientes que queiram deslocar-se ao Jamor. E um ‘slide’ para tornar a descida mais divertida”, acrescenta André Neres, deixando um desafio: “Venham ao Jamor, experimentem esta parede e apaixonem-se pela escalada!”.