Ivan Izquierdo venceu em Braga o Troféu Ibérico de Trial Bike

Ivan Izquierdo venceu em Braga o Troféu Ibérico de Trial Bike

27

O espanhol Ivan Izquierdo venceu de forma categórica o Troféu Ibérico de Trial Bike disputado na cidade de Braga. Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Real Federación Española de Ciclismo, no Trial Bike de Braga, também pontuável para o Campeonato do Minho de Trial Bike – Herdmar, também venceram Daniela Neves (femininas), Filipe Gomes (séniores), Jose Garcia (master), Pedro Gonzalo (cadetes), Diego Barreiro (infantil), João Ferreira (benjamins/iniciados) e Rui Perez (Open 2).

Depois de ter recebido, em 2013, o Open de Portugal de Trial Bike, a cidade de Braga voltou a acolher uma importante competição desta vertente do ciclismo em que o factor principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas.

O Troféu Ibérico de Trial Bike foi disputado na Praça do Município numa tarde de intenso calor que dificultou o desempenho dos atletas.
Ivan Izquierdo (Out Zone Team) dominou na categoria de elites e deixou nas posições seguintes do pódio da prova de Braga o Campeão Nacional Daniel Sousa (individual) e Pedro Araújo (individual). Ivan Izquierdo foi também o atleta melhor classificado no Campeonato do Minho de Trial Bike – Herdmar, depois das etapas de Felgueiras, Arcos de Valdevez e Braga, seguido de Daniel Sousa e Pedro Araújo.

Daniela Neves venceu em femininos e terminou o Campeonato do Minho em primeiro lugar, enquanto Filipe Gomes alcançou o primeiro lugar do pódio em séniores, à frente de Jorge Ferreira e João Gomes. Com os resultados alcançados nas três provas do Campeonato, Filipe Gomes sagrou-se Campeão do Minho de Trial Bike 2015, Jorge Ferreira Vice-Campeão e João Gomes o terceiro classificado.

A vitória no Troféu Ibérico em cadetes foi alcançada por Pedro Gonzalo (Bici Verde C.C.) que também se sagrou Campeão do Minho. Marcos Fernandez (Bici Verde C.C.), Vice-Campeão do Minho, e Gonçalo Fontes (Individual) concluíram a prova de Braga na segunda e terceira posições, respectivamente.

Na categoria de master, venceu José Garcia (Out Zone Team) e em infantis o triunfo foi de Diego Barreiro (Bici Verde C.C.), que se sagrou Campeão do Minho em nível 1, categoria em que João Ferreira (individual) alcançou o título de Vice-Campeão e Simão Sousa o terceiro lugar. No Troféu Ibérico de Trial Bike, João Ferreira foi o melhor em benjamins/iniciados e Rui Perez em Open 2.

Berço do Trial Bike nacional, o Minho já acolheu o primeiro Campeonato Nacional (19 de Setembro de 2010 nas imediações do Castelo de Guimarães), diversas provas da Taça de Portugal, os Campeonatos do Minho e o Open de Portugal desta vertente do ciclismo.

No Trial Bike o objectivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de ‘zonas controladas’ (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.