Investigador do IPLeiria, Pedro Morouço recebe prémio ‘Hans Gros Emerging Researcher’

Investigador do IPLeiria, Pedro Morouço recebe prémio ‘Hans Gros Emerging Researcher’

Pedro Morouço, investigador do Politécnico de Leiria, distinguido com prémio internacional “Hans Gros Emerging Researcher Award”, é o primeiro português premiado na área da Biomecânica

40

Pedro Morouço - Hans Gros Emerging Researcher Award 2017Pedro Morouço, investigador e docente do Politécnico de Leiria (IPLeiria), é o primeiro português distinguido com o prémio ‘Hans Gros Emerging Researcher Award’, que reconhece a excelência em investigação. O docente tem realizado investigação na área da Biomecânica da Natação, e o seu trabalho tem sido disseminado mundialmente.

“Este prémio representa o reconhecimento internacional do trabalho de investigação que tenho vindo a desenvolver, e que tem contribuído concretamente para fomentar novas metodologias de trabalho e para a criação de novas parcerias internacionais, que permitem novos avanços no conhecimento científico na área da biomecânica”, sublinha Pedro Morouço.

A Sociedade Internacional de Biomecânica do Desporto atribui anualmente a nível mundial o ‘Hans Gros Emerging Researcher Award’ para premiar quem se tenha destacado na carreira de investigação, nomeadamente na produção de ciência de elevada qualidade. Este ano a cerimónia de entrega dos prémios decorreu em Colónia (Alemanha), onde Pedro Morouço, enquanto vencedor, foi convidado para apresentar o seu trabalho, numa palestra na conferência anual desta sociedade internacional.

Como reflexo da internacionalização do seu trabalho, o investigador do Politécnico de Leiria já tinha recebido o convite para dinamizar duas palestras aos treinadores de natação italianos, país onde a natação apresenta excelentes resultados competitivos.

Pedro Morouço é licenciado e mestre pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior. É investigador integrado e responsável pelo Grupo de Biofabricação do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Politécnico de Leiria, é coordenador do mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens do Politécnico de Leiria, e coordenador do Departamento em Motricidade Humana e Linguagens Artísticas.

Pedro Morouço lecciona em diversas licenciaturas e mestrados do IPLeiria, e em Outubro de 2016 foi nomeado director na área de formação da Federação Portuguesa de Natação.

Em 2014 Pedro Morouço foi o vencedor do ‘Hans Gros New Investigator Award’, com os seus estudos em torno da performance em natação de alto nível. Dos seus trabalhos conta com a coedição de três livros e é autor de mais de 100 trabalhos publicados em livros, revistas de renome e conferências internacionais. As suas principais áreas de interesse na investigação são a optimização do rendimento desportivo e as características biofísicas para o movimento humano.