Horseball em Portugal: Da Golegã ao “boom” na Lezíria Grande

Horseball em Portugal: Da Golegã ao “boom” na Lezíria Grande

Em Portugal, o Horseball começou a ser jogado em 1988, numa exibição na Golegã, mas foi no ano seguinte que se deu o "boom" na modalidade, pois o Centro Equestre da Lezíria Grande (com o apoio da Federação Equestre Francesa) realizou um estágio para todos os interessados em se iniciarem neste desporto.

52

HorseballO Município de Beja vai organizar, de 28 a 30 de Setembro, a FIHB WHR Champions League 2017, uma competição desportiva de excelência no Mundo da Equitação, e especialmente, no Mundo do Horseball.

Este convite pode parecer estranho para a maioria dos portugueses, mas o nosso país é um dos melhores nesta modalidade tão característica e acarinhada, como desconhecida.

Tal como diz o nome, a modalidade desportiva é praticada com um cavalo e uma bola, esta “protegida” por dois aros de ferro, um colocado na vertical e outro colocado na horizontal.

O objectivo do encontro (jogado por duas equipas de 4 elementos cada) é marcar golos numa baliza que também ela é um aro, colocado na vertical a cerca de 3,5 metros do chão.

Para além das especificações do jogo, os atletas também têm que dominar as regras da equitação, nomeadamente as respostas do cavalo a determinados movimentos bruscos ou a estímulos vindos de fora das 4 linhas.

Em Portugal, o Horseball começou a ser jogado em 1988, numa exibição na Golegã, mas foi no ano seguinte que se deu o “boom” na modalidade, pois o Centro Equestre da Lezíria Grande (com o apoio da Federação Equestre Francesa) realizou um estágio para todos os interessados em se iniciarem neste desporto.

Até 2009, o Horseball português era tutelado pela Federação Equestre Portuguesa, mas as competições eram organizadas pela Associação de Jogadores de Horseball (AJH); no ano seguinte ficou tudo “nas mãos” da FEP.

Actualmente, as principais equipas de Horseball em Portugal são: Horseball Quinta Da Figueira, Horseball Clube de Campo, Horseball Clube Colégio Vasco da Gama, Horseball Quinta do Pinheiro, Cenycet Horseball, Academia Horseball Vidinha Porto, Quinta de Santo António e Sporting Clube de Portugal, embora o clube ainda não tenha oficializado a sua participação no Campeonato e está em conversações com o Centro Equestre João Cardiga (que se situa em Barcarena) para utilizar as suas instalações para formações e treinos.