Gymcup e Judo dão o pontapé de saída dos CNU’s 2015

Gymcup e Judo dão o pontapé de saída dos CNU’s 2015

33

O Campeonato Nacional Universitário de Judo (CNU) e o Gymcup – Triatlo Indoor, vão dar início no Domingo (19), à semana das Fases Finais Concentradas dos CNU’s 2015, que vão decorrer em Braga, Guimarães e Taipas, de 19 a 26 de Abril. A cerimónia de abertura vai ter lugar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, na próxima Segunda-feira (dia 20), pelas 18 horas.

CNU's 2015Depois do CNU de Kickboxing Light Kick, que ocorreu no passado dia 12 de Abril, os CNU’s 2015 regressam com uma semana intensiva de desporto universitário. As primeiras provas são o Judo e o Gymcup – Triatlo Indoor, actividade organizada pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), integrada no Programa Nacional de Desporto Para Todos da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, e vão realizar-se no Pavilhão Desportivo Universitário da Universidade do Minho, no Campus Gualtar.

A competição organizada pela FADU, pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), pela Universidade do Minho (UM) e pelas Câmaras Municipais de Braga e Guimarães, vai contar com a participação de cerca de 2300 estudantes-atletas e 141 equipas.

A cerimónia de abertura tem como anfitrião o Reitor da UM, António Cunha, bem como a presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Filipa Godinho, e o presidente da Comissão Organizadora, Carlos Videira, também presidente da AAUM. Estarão ainda na cerimónia os representantes das Câmaras Municipais de Braga e Guimarães e do Governo. Os participantes estarão representados pelos dirigentes dos respectivos clubes.

Os CNU’s são a maior competição nacional de desporto universitário. Em jogo vão estar as modalidades de Andebol f/m, Atletismo ar livre f/m, Basquetebol f/m, Corfebol misto, Escalada dificuldade f/m, Futebol 11 m, Futsal f/m, Hóquei em Patins f/m, Judo f/m, Kickboxing Lightkick f/m, Rugby 7s f/m, e Voleibol f/m.

Os apurados destas competições garantem lugar nos respectivos campeonatos europeus universitários que, em ano ímpar, têm lugar em diferentes países da Europa.