GP Jornal de Notícias: António Carvalho vence etapa e veste amarela

GP Jornal de Notícias: António Carvalho vence etapa e veste amarela

124

António Carvalho (W52-Quinta da Lixa) assumiu hoje o comando do Grande Prémio Jornal de Notícias, graças ao triunfo na primeira etapa em linha, 164 quilómetros entre Esmoriz e o Sameiro, Braga.

A etapa, disputada sob temperaturas tórridas, decidiu-se na escalada do Sameiro, onde o trabalho de equipa foi fundamental para o sucesso do rei dos trepadores na Volta a Portugal de 2014, que cortou a meta com 4h08m27s, batendo ao sprint Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) e Joni Brandão (Efapel), segundo e terceiro, respectivamente, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Esta vitória não é minha, mas de toda a equipa, que trabalhou muito para este resultado. Já nos dois quilómetros finais, pedi ao Joaquim Silva que metesse um ritmo que não permitisse a ninguém sair e ele fez isso exemplarmente até faltarem 500 metros para a chegada. Aí foi a minha vez de estar atento aos adversários. Sabia que o Joni Brandão iria atacar, fui na roda e passei-o a 100 metros do fim”, explica António Carvalho, sobrinho de Fernando Carvalho, único corredor que conquistou duas edições do Grande Prémio Jornal de Notícias, em 1986 e em 1989.

António Carvalho ‘roubou’ a camisola amarela a Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte) e comanda com 3 segundos de vantagem sobre Bruno Silva e com 6 segundos à melhor relativamente a Joni Brandão. Carvalho é também o líder da classificação por pontos.

A Efapel comanda colectivamente, Hernâni Broco (LA Álumínios-Antarte) é o primeiro dos trepadores, Rui Carvalho (Anicolor), nono da geral, confirma a boa temporada que vem realizando e encima a classificação dos sub-23. Jaime Vergara (Rimo/Construcciones Paulino/Oviedo) está na dianteira das metas volantes.

A última página do 25º Grande Prémio Jornal de Notícias será lida neste Domingo, numa viagem de 105 quilómetros, entre Lordelo, Paredes (13h00), e a Avenida 25 de Abril, junto à Praça das Flores, no Porto (15h30).

Classificações

1ª Etapa: Esmoriz – Sameiro, 164 km
1º António Carvalho (W52-Quinta da Lixa), 4h08m27s (Média: 39,606 km/h)
2º Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte), mt
3º Joni Brandão (Efapel), mt
4º Diego Rubio (Efapel), a 3s
5º César Fonte (Rádio Popular-Boavista), a 8s
6º Hernâni Broco (LA Alumínios-Antarte), mt
7º Rui Carvalho (Anicolor), mt
8º Sandro Pinto (Louletano-Ray Just Energy), mt
9º Arkaitz Durán (Efapel), mt
10º João Benta (Louletano-Ray Just Energy), a 12s

Geral Individual
1º António Carvalho (W52-Quinta da Lixa), 4h09m58s
2º Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte), a 3s
3º Joni Brandão (Efapel), a 6s
4º Diego Rubio (Efapel), a 9s
5º César Fonte (Rádio Popular-Boavista), a 18s
6º Arkaitz Durán (Efapel), a 20s
7º João Benta (Louletano-Ray Just Energy), a 21s
8º Sandro Pinto (Louletano-Ray Just Energy), a 22s
9º Rui Carvalho (Anicolor), a 23s
10º Domingos Gonçalves (Efapel), a 29s