Global MX-5 Cup 2016: Mazda terá 5 pilotos na corrida em Laguna...

Global MX-5 Cup 2016: Mazda terá 5 pilotos na corrida em Laguna Seca

119

No próximo mês de Setembro, serão cinco os pilotos Mazda que vão alinhar na grelha de partida da ‘Global Mazda MX-5 Cup’, uma corrida muito especial que terá lugar no lendário circuito norte-americano Mazda Raceway Laguna Seca, ao volante dos novos Mazda MX-5 Cup, viaturas com especificações de competição.

Para o efeito, decorreu no passado fim-de-semana, no ParcMotor Circuit de Barcelona, uma intensa acção que viu os 20 pilotos pré-qualificados, através de um passatempo dedicado, a lutarem por um dos lugares em aberto, depois daquele grupo se ter visto reduzido primeiro a 10 elementos, para de seguida se eleger o top-5 final.

Os vencedores foram Moritz Kranz (Alemanha), Kamil Franczak (Polónia), Erik Blixt (Suécia), Oliver Allwood (Reino Unido), Gabriele Gardel (Suíça).

Os candidatos a pilotos foram recrutados em toda a Europa como parte da iniciativa ‘Friends of MX-5’ da Mazda, tendo-se reunido num campo de treinos durante o fim-de-semana, para esta selecção final, feita através de um rigoroso conjunto de avaliações, num renhido formato de eliminatórias. Instrutores profissionais avaliaram os concorrentes em termos de dinâmica de condução, condução em pista, testes de reacção e de aptidão e até mesmo nas suas capacidades no contacto com a imprensa. São, todas elas, habilidades necessárias para formação e acesso a uma das maiores pistas de corridas do mundo, o complexo Mazda Raceway Laguna Seca.

“Estamos satisfeitos em anunciar os nossos cinco vencedores que irão agora competir na pista Mazda Raceway Laguna Seca. Este fim-de-semana intenso de competição automóvel e os passatempos que lhes deram acesso eram apenas uma parte da nossa iniciativa mais vasta ‘Friends of MX-5’, em que se misturam corridas com experiências únicas de ‘lifestyle’”, comentou Jerome de Haan, Director de Relações Públicas da Mazda Motor Europe.

Lançada em Abril último, a iniciativa ‘Friends of MX-5’ faz a ligação entre os amantes de automóveis de todo o lado, sejam eles proprietários ou não do modelo MX-5. O convite para integrar este grupo é aberto a qualquer pessoa, em toda a Europa, que queira partilhar a diversão e a paixão pelo MX-5.

O realista simulador de corridas iRacing foi um tubo de ensaio regular durante este acampamento de treinos do passado fim-de-semana, à semelhança do usado em eventos locais da Mazda e numa série de 12 corridas feitas previamente. Dos 20 qualificados para estas eliminatórias, 6 vieram das competições dos simuladores, juntando-se-lhes 7 das séries de troféus nacionais disputados com o Mazda MX-5. Os restantes 7 propostos pilotos foram escolhidos entre os entusiastas europeus do MX-5.

Durante o fim-de-semana de avaliações, os concorrentes também tiveram que conduzir o Mazda MX-5 da 2016 Global Cup, um puro-sangue de corridas que conta com mais de 200 componentes racing que foram adicionados ao modelo base, idêntico ao que sai das fábricas. Entre estes, destacam-se nas especificações do MX-5 Cup a suspensão do tipo coilover dinâmico ajustável, gestão do motor GEMS, travões Brembo de corrida e o roll-cage aprovado pela FIA, para além de uma série de outros componentes de topo. onde se incluem os pneus BFGoodrich slicks de elevada aderência, transformando o já de si ágil e dinâmico MX-5 de estrada num carro de competição com vontade de devorar os correctores de cada curva.

Ao volante dos seus puros-sangues de corrida, os cinco novos pilotos ‘Friends of MX-5’ vão integrar um leque de animados participantes na Mazda Raceway Laguna Seca, competindo contra pilotos habituais da ‘Global Mazda MX-5 Cup’, os quais são apontados como os favoritos à vitória. Terão como missão tentar ganhar lugares, de modo a chegarem o mais à frente possível de entre este plantel altamente competitivo, naquele que será, certamente, um dos dias mais emocionantes das suas vidas.