Gala IAAF: Mo Farah e Caster Semenya na linha de frente para...

Gala IAAF: Mo Farah e Caster Semenya na linha de frente para vencer prémio Atleta do Ano

O sul-africano Wayde van Niererk e a australiana Sally Pearson são os outros favoritos da lista de candidatos

26

AtletismoO norte-americano Justin Gatlin é o grande ausente da lista de candidatos a Melhor Atleta do Ano, apresentada esta 2ª Feira pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

O atleta “estragou” a despedida em beleza de Usain Bolt, vencendo o jamaicano na Final dos 100 metros do Campeonato do Mundo, que decorreu no Estádio Olímpico de Londres (Inglaterra).

Esta é a primeira vez, desde o ano de 2004, que o campeão mundial ou olímpico da vertente mais espectacular do Atletismo fica de fora de tão importante distinção para os atletas.

Assim, o britânico Mo Farah (campeão do Mundo nos 10000 metros) e o sul-africano Wayde van Niererk (que revalidou o título mundial nos 400 metros) são os grandes favoritos a levar para casa o galardão.

No sector feminino, as favoritas à vitória são a sul-africana Caster Semenya (campeã mundial dos 800 metros e medalha de Bronze nos 1500 metros) e a australiana Sally Pearson (campeã mundial dos 100 metros barreiras).

A votação vai decorrer no site oficial da IAAF até ao próximo dia 16 de Outubro e os vencedores serão conhecidos na habitual Gala IAAF, que irá decorrer no dia 24 de Novembro, em Monte Carlo.

Lista de Candidatos

Masculinos: Christian Taylor e Sam Kendricks (EUA), Luvo Manyonga e Wayde van Niekerk (África do Sul), Elijah Manangoi (Quénia), Johannes Vetter (Alemanha), Mo Farah (Grã-Bretanha), Mutaz Essa Barshim (Qatar); Omar McLeod (Jamaica) e Pawel Fajdek (Polónia)

Femininos: Almaz Ayana (Etiópia); Anita Wlodarczyk (Polónia); Brittney Reese (Estados Unidos); Caster Semenya (África do Sul); Ekaterini Stefanidi (Alemanha); Hellen Obiri (Quénia); Nafissatou Thiam (Bélgica); Maria Lasitskene (Rússia); Sally Pearson (Austrália) e Sandra Perkovic (Croácia)