François Pervis e Adrian Teklinski entram a ganhar no Troféu Litério Marques

François Pervis e Adrian Teklinski entram a ganhar no Troféu Litério Marques

34

O francês François Pervis e o polaco Adrian Teklinski foram os nomes em destaque na primeira jornada do Troféu Litério Marques, que se disputa neste fim-de-semana no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

François Pervis, que tem um currículo recheado com seis títulos mundiais em três disciplinas diferentes de pista, impôs-se categoricamente em velocidade. Na final, perante o compatriota e companheiro de Selecção Quentin Lafargue, puxou dos galões e venceu em duas mangas. O terceiro foi o espanhol Sergio Aliaga (Reyno de Navarra/WRC).

O polaco Adrian Teklinski repetiu o triunfo na prova de scratch que já conquistara na edição anterior do Troféu Litério Marques, há um ano. O corredor, que chegou a Sangalhos transportando na bagagem a recente medalha de bronze no Europeu, foi o mais rápido numa corrida electrizante, repleta de ataques e disputada sempre em ritmo elevado.

Adrian Teklinski foi acompanhado no pódio pelos suíços Claudio Imhof e Loic Perizollo, segundo e terceiro, respectivamente. O melhor português foi João Matias (W52-Quinta da Lixa), quarto classificado.

A corrida feminina de scratch foi menos movimentada, sendo ganha pela italiana Annalisa Cucinotta, sétima do ranking mundial. Seguiram-se, por esta ordem, a norueguesa Anita Yvonne Stenberg e a ucraniana Ganna Solovey.

A final feminina de velocidade assistiu à clara supremacia da francesa Virginie Cueff, que confirmou o favoritismo que lhe era dado pelo 13º lugar no ranking mundial. A espanhola Helena Casas (GN6 Track Team) foi a segunda e a ucraniana Lyubov Basova fechou o pódio.

O Troféu Litério Marques termina neste Domingo, com competições entre as 9h00 e as 13h00. Entre as provas previstas para Domingo está a continuação dos concursos de omnium de elite. O francês Benjamin Thomas venceu as três primeiras provas, disputadas neste Sábado, e segue destacado na frente da geral. O melhor português é Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Carglass), na sétima posição. Entre as mulheres, são também as gaulesas que se destacam, com Laurie Berthon e Pascale Jeuland nos dois primeiros postos. Ana Azenha, décima, é a melhor lusa.