Franceses dominam segundo dia do Troféu Litério Marques

Franceses dominam segundo dia do Troféu Litério Marques

84

A Selecção francesa dominou completamente o segundo e último dia de competição do Troféu Internacional Litério Marques, que hoje decorreu no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. Os gauleses venceram três das quatro corridas de elite do programa deste Domingo.

A jovem estrela em ascensão Benjamin Thomas, 20 anos, já medalhado em europeus e mundiais, em scratch e corrida por pontos, está a reconverter-se em especialista de omnium, tendo dominado completamente o concurso deste fim-de-semana. O segundo foi o suíço Claudio Imhof, ficando a última vaga do pódio reservada para o polaco Adrian Teklinski. João Matias (W52-Quinta da Lixa), quarto classificado, foi o melhor português.

A competição feminina de omnium contou com duas francesas nos postos cimeiros. Laurie Berthon venceu, seguida da compatriota Pascale Jeuland. A terceira classificada foi a norueguesa Anita Yvonne Stenberg.

A corrida de keirin masculina foi a única que escapou aos franceses. O bicampeão mundial da especialidade, François Pervis, lançou o sprint de muito longe, a duas voltas do final, mas o compatriota Quentin Lafargue não conseguiu concluir o trabalho. O vencedor acabou por ser o checo Robin Wagner, seguido por Lafargue e por Pervis.

A vice-campeã europeia de keirin, Virginie Cueff, confirmou o favoritismo e impôs-se com autoridade perante as rivais. A segunda classificada foi a espanhola Helena Casas (GN6 Track Team), enquanto a ucraniana Lyubov Basova fechou os lugares de honra.

À margem da competição internacional, disputaram-se provas de júniores. Entre os rapazes, dominou o francês de ascendência portuguesa Miguel do Rego (Tean 94), vencedor do scratch e da corrida por pontos.

Os sucessos foram repartidos no sector feminino. Andreia Alves (UDO/Academia Joaquim Agostinho) impôs-se em scratch, enquanto Natacha Carapeto (Areias S. João/5Quinas) foi a maior forte na corrida por pontos.

O ciclismo regressa ao Velódromo Nacional no dia 16 de Janeiro, data do Critério José Bento Pessoa.