Jogo Particular: França empata (0-0) com Costa do Marfim e falha recorde

Jogo Particular: França empata (0-0) com Costa do Marfim e falha recorde

Este empate com a Costa do Marfim impede a França de somar 14 triunfos e de se tornar na selecção com mais vitórias em 365 dias

68

A Selecção principal da França não foi além de um empate (0-0) com a sua congénere da Costa do Marfim, em encontro particular, disputado esta 3ª Feira no Estádio Bollaert, em Lens.

O encontro já estava marcado há muito tempo, mas depois da vitória sobre a Suécia na passada 6ª Feira, este jogo tornou-se muito importante para os “bleus”, pois se vencessem somavam 14 triunfos num ano civil e tornavam-se na Selecção com mais vitórias em apenas 365 dias.

No entanto, tudo correu mal para a França, pois não conseguiu marcar golos a uma Costa do Marfim perfeitamente ao seu alcance (as jogadas mais perigosas até foram protagonizadas pelos africanos).

Para além deste facto, junte-se ainda as lesões de Antoine Griezmann (que não pôde jogar) e de Adrien Rabiot (que teve de sair aos 33 minutos logo na sua 1ª internacionalização), que complicou a estratégia que Didier Deschamps tinha para este encontro.

Destaque ainda para a homenagem feita a Laurent Pokou, antigo jogador costa-marfinense, que faleceu no passado Domingo aos 68 anos, vítima de causas ainda desconhecidas.

Em termos de clubes, Pokou representou o Rennes, entre 1974 e 1979, mas na época 1977/1978 esteve no Nancy, por empréstimo do Rennes; na Selecção, onde jogou entre 1967 e 1980, conseguiu ser o Melhor Marcador de uma Fase Final da CAN durante vários anos, com 14 golos.

Este recorde viria a ser batido no início deste século pelo camaronês Samuel Eto’o, que somou 18 golos, sendo este registo o melhor de todos os tempos, mas que pode vir a ser batido já em Janeiro, quando se realizar mais uma edição da prova mais importante para as Selecções africanas.