Fórmula Vee 2017: Murillo Latorre é campeão antecipado na América do Norte

Fórmula Vee 2017: Murillo Latorre é campeão antecipado na América do Norte

O piloto sorocabano Murillo Latorre conquista dois títulos inéditos por antecipação na Fórmula Vee Challenge Cup Series dos Estados Unidos

43

Murillo Latorre - Fórmula Vee Challenge Cup Series 2017 - VencedorO piloto brasileiro Murillo Grandino Latorre conquistou no último fim-de-semana (29 e 30/7) o inédito título por antecipação de Campeão do Fórmula Vee Challenge Cup Series, certame disputado no Canadá e Estados Unidos.

Na quarta e penúltima rodada dupla no Pittsburgh Internacional Race Complex, em Wampum, na Pennsylvania (EUA), o piloto de Sorocaba – interior de São Paulo – foi segundo colocado na prova de Sábado e abandonou com problemas no motor no Domingo (30/7).

“Foi bem bacana ter conquistado o meu primeiro título de campeão no automobilismo, depois de ter sido vice-campeão no Paulista de Fórmula Vee no ano passado. Ainda mais por ser internacional, vencendo aqui nos Estados Unidos e no Canadá. Era algo que nem passava pela minha cabeça até Abril. Espero que isto seja apenas um começo e tenha continuidade”, festejou o sorocabano Murillo Latorre, que na verdade pôde festejar dois títulos: campeão na classificação Geral e campeão Júnior, para estreantes com menos de 50 anos de idade.

Latorre é um desportista nato. Antes de se dedicar com afinco ao automobilismo ele foi Campeão Paulista e Vice-Campeão Brasileiro de Motovelocidade Superbike, em 2014, na categoria CB300. Ao mesmo tempo já praticou outros desportos individuais.

“Mantenho o meu corpo e cabeça o mais jovem possível, para continuar nesta por muito tempo”, salienta o desportista de 34 anos de idade, que já disputou provas de maratona, triatlo e ironman.

“Quero continuar me divertindo nesta e em outras categorias que possam me dar oportunidade. Espero que este título me abra algumas portas para que eu possa me profissionalizar no automobilismo”.

Nas oito etapas disputadas até agora Murillo Latorre conquistou uma vitória, quatro segundos lugares, dois terceiros e um abandono, além de uma pole-position e uma volta mais rápida, na classificação Geral. Na categoria Júnior, para pilotos com menos de 50 anos, ele teve um desempenho arrasador: venceu cinco etapas, conseguiu dois segundos lugares e abandonou uma etapa.

Disputada com provas nos Estados Unidos e Canadá, o Fórmula Vee Challenge Cup Series utiliza monopostos com suspensão VW, motor de 1.200 cc, a ar, com carburador, velocidades de quatro marchas e travões a tambor, remetendo aos monopostos históricos.

“Os carros brasileiros são mais potentes e rápidos. Então, tive que mudar a tocada, que tem que ser mais técnica, andando mais embalado, ser bem redondinho, não pode ficar atravessando ou travando rodas em freadas. Tem que usar a pista até ao limite, às vezes indo até à grama”, explicou o novo campeão norte-americano.

A última etapa do Fórmula Vee Challenge Cup Series será no dia 16 de Setembro, no tradicional autódromo de Watkins Glen (EUA).

Fórmula Vee Challenge Cup Series 2017 (após 8 etapas – top-10)

1º Murillo Grandino Latorre, 156 pontos
2º Matt Garwood, 113
3º Barret Kingsborough, 88
4º Garret Villano, 86
5º Trevor Carmody, 82
6º Robert Murray, 71
7º Jack Maloney, 68
8º Megan Gilkes, 57
9º Michael Varacins, 54
10º Steve Kwasnik, 49