Fim-de-semana de ciclismo: Equipas na Feira, profissionais em Espanha

Fim-de-semana de ciclismo: Equipas na Feira, profissionais em Espanha

27

As equipas de clube portuguesas disputam, no próximo fim-de-semana, a primeira prova por etapas exclusivamente para estes colectivos. Em simultâneo, quatro das seis equipas continentais lusas correm a Volta a Castela e Leão, cuja segunda etapa parte da Guarda. As Taças de Portugal de Cadetes, de Maratonas e de Downhill (DHI) também fazem parte da agenda.

Federação Portuguesa de CiclismoA 24ª edição da Volta às Terras de Santa Maria, a disputar nos dias 18 e 19, regressa ao formato de corrida para equipas de clube, prometendo dois dias de emoções fortes no concelho de Santa Maria da Feira. No Sábado, às 14h00, começa a primeira etapa, de 114,2 quilómetros, entre o centro da cidade e a freguesia de São João de Ver.

No Domingo, às 9h30, as imediações do Europarque recebem a segunda etapa, um contra-relógio individual de 10,4 quilómetros. A derradeira tirada corre-se a partir das 15h30 de Domingo. É o circuito em redor do Castelo da Feira, que totalizará 72 quilómetros.

Entre Sexta-feira e Domingo vai também correr-se a Volta a Castela e Leão, corrida internacional espanhola em que as formações portuguesas Efapel, Rádio Popular-Boavista, Team Tavira e W52-Quinta da Lixa vão medir forças com 13 outras equipas, entre as quais a Movistar, de primeira divisão.

A edição de 2015 da Volta a Castela e Leão tem a particularidade de correr-se parcialmente em Portugal. A segunda etapa da competição vai ligar a Guarda a Fontes de Oñoro, ao longo de 219 quilómetros, passando pela serra da Estrela, com a subida das Penhas Douradas, descida para o Sabugueiro e escalada dali até à Torre. A partida desta tirada será dada às 10h00 de Sábado.

Ainda na estrada, mas nas categorias de formação, destaque para o início da Taça de Portugal Liberty Seguros de Cadetes. No Sábado, os jovens de 15 e 16 anos das equipas nortenhas competem no 13º Prémio de Ciclismo da Associação Cultural e Recreativa de Roriz, Barcelos. A corrida terá 60 quilómetros e início às 14h00. Os cadetes das equipas do sul esperam por Domingo para começarem a Taça de Portugal Liberty Seguros, em Castelo Branco. O tiro de partida será dado às 11h00.

Fora da estrada, vamos assistir à continuidade da Taça De Portugal de Maratonas e da Taça de Portugal de DHI, ambas na região centro. A adrenalina da velocidade dos especialistas em descida vai agitar Tarouca. As corridas da terceira prova da Taça de Portugal de DHI começam às 11h00 de Domingo, numa pista entre o Santuário de Santa Helena e o Largo junto à Estrada Municipal 530.

A oitava edição da Maratona BTT de Mortágua, agendada para Domingo, é a segunda prova pontuável para a respectiva Taça de Portugal. A competição arranca às 9h30. A elite masculina e os masters 30 a 45 irão enfrentar um percurso de 100 quilómetros, enquanto as femininas e os masters 50 em diante vão pedalar ao longo de 80 quilómetros.

Mais eventos oficiais

18 de Abril
* 14h00: 13º Prémio de Ciclismo da ACR Roriz, Barcelos
* 14h30: Cantanhede 2015 XCO, Cantanhede
* 16h15: 1º XCO de Murça

19 de Abril
* 8h30: Passeio de Cicloturismo Pinhal Novo – Alpiarça
* 9h00: V Passeio BTT das Forças de Segurança de Vila Real
* 9h00: 7º Passeio Os Cansados, Montalvo, Constância
* 9h00: XXIV Passeio de Cicloturismo de Castro Verde
* 9h00: Passeio Viajando pelos Nossos Caminhos, Valtorno, Vila Flor
* 9h00: Troféu BTT de Évora, Monte do Trigo, Portel
* 9h30: 5º BTT Sosense, Vagos
* 9h30: 1º Encontro de Escolas de Manique do Intendente, Azambuja
* 10h30: Taça Regional de XCO e Encontro de Escolas de Chão de Lagoa, Madeira
* 12h00: 1º XCO de Melgaço/Campeonato do Minho de XCO, Melgaço
* 14h30: GP da Freguesia de Castelo Branco de Juniores