Figuras internacionais de pista competem em Sangalhos

Figuras internacionais de pista competem em Sangalhos

288

O Troféu Internacional Litério Marques leva ao Velódromo Nacional, Sangalhos, alguns nomes cimeiros do ciclismo de pista mundial, no próximo fim-de-semana. Todos os medalhados do ciclismo português em Mundiais, Europeus e Jogos Olímpicos serão homenageados no próximo Sábado, também no Velódromo de Sangalhos, no jantar comemorativo do 116º aniversário da Federação Portuguesa de Ciclismo, durante o qual serão também entregues os prémios da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais.

A competição de classe 1 internacional decorre no Sábado, das 9h00 às 13h40 e das 15h45 às 20h30, e no Domingo, entre as 9h00 e as 15h00. A entrada é gratuita e permite aceder a um espectáculo de alto nível, que inclui corredores medalhados em Campeonatos do Mundo e da Europa de elite. Estão inscritos ciclistas oriundos de dez países: Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Suíça e Ucrânia.

A Selecção Francesa vai apresentar-se com uma equipa de primeiro nível, sobressaindo François Pervis, actual bicampeão do mundo e vice-campeão da Europa de keirin. É um corredor cujo palmarés conta com seis títulos mundiais e com dois recordes do mundo. Outros gauleses a merecer olhar atento são Quentin Lafarge, terceiro classificado na prova de velocidade do último Mundial, e Virginie Cueff, vice-campeã europeia de keirin.

O polaco Adrian Teklinski, terceiro classificado na corrida de scratch do recente Campeonato da Europa, é outro dos medalhados presentes. Ivo Oliveira, campeão mundial e europeu de perseguição individual júnior, em 2014, também competirá.

Homenagem aos Medalhados

No Sábado, às 20h00, inicia-se o jantar comemorativo do 116º aniversário da Federação Portuguesa de Ciclismo, a mais antiga federação do desporto nacional. A ocasião será aproveitada para homenagear os ciclistas que conquistaram medalhas em Campeonatos do Mundo e da Europa e em Jogos Olímpicos, sendo-lhes atribuído o título de Sócio de Mérito da Federação.

Serão agraciados Cândido Barbosa, campeão europeu de esperanças em 1996; Ivo Oliveira, campeão mundial e europeu de perseguição individual júnior em 2014; Micael César, campeão mundial e europeu júnior de BMX em 2005; Nelson Oliveira, vice-campeão mundial sub-23 de contra-relógio em 2009; Rafael Reis, medalha de bronze na prova de fundo para júniores do Campeonato da Europa de 2010; Ricardo Marinheiro, vice-campeão mundial júnior de XCO em 2009; Rui Oliveira, vice-campeão mundial júnior de scratch em 2013; e Sérgio Paulinho, vice-campeão olímpico de fundo em 2004.

Já foram anteriormente distinguidos Rui Costa, campeão mundial de fundo na categoria de elite em 2013; Carmo Carvalho e Ivone Carvalho, campeãs mundiais de ciclismo artístico em 1990, 1993 e 1998; e José Poeira, responsável técnico por várias das medalhas conquistadas pelo ciclismo português.

Também com a Medalha de Sócio de Mérito serão homenageados em Sangalhos os dirigentes e ex-dirigentes Henrique Castro, José Calado e Vítor Pedroso, assim como Eduardo Marçal Grilo. Artur Lopes receberá o diploma de Presidente Honorário e Francisco Manuel Fernandes o de Vice-Presidente Honorário.

A cerimónia contará ainda com a entrega dos prémios da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais a Gustavo Veloso, Ciclista do Ano; W52-Quinta da Lixa, Equipa do Ano; e Hélder Oliveira, Équipier do Ano.

Mais eventos oficiais

19 de Dezembro
* 21h00: Passeio Luzes de Natal, Funchal, Madeira

20 de Dezembro
* 9h00: Passeio de Natal – Nos Trilhos de Santa Marta, Santa Marta Penaguião
* 10h00: Passeio de Artes, Ofícios e Saberes de Vimioso