FIFA/UEFA: Joseph Blatter e Michel Platini suspensos por 8 anos

FIFA/UEFA: Joseph Blatter e Michel Platini suspensos por 8 anos

37

O francês Michel Platini, Presidente da UEFA desde 2007, e o suíço Joseph Blatter, Presidente da FIFA desde 1998, foram suspensos por 8 anos de toda a actividade relacionadas com Futebol.

Segundo a AFP, o juiz alemão Hans-Joachim Eckert ignorou as explicações de Platini e Blatter e considerou ilícito o pagamento de 2 milhões de francos suíços (1,8 milhões de euros) do suíço ao francês.

A mesma fonte adianta que Eckert considerou que Blatter “evidenciou abuso de poder”, violando o artigo 13º do Comité de Ética da FIFA, relativo a regras de conduta e bom senso.

Já o francês Michel Platini violou o artigo 19º, que se refere a conflitos de interesse, e o artigo 20º, relativo à oferta e recebimentos de presentes ou outros benefícios.

Os dois elementos suspensos violaram ainda, em conjunto, o artigo 21º do Código de Ética, relativo a subornos e corrupção, pois não conseguiram apresentar provas que expliquem o pagamento de Blatter a Platini.

Com esta suspensão, Platini fica para já proibido de apresentar uma candidatura à Presidência do organismo mundial, cujas eleições estão marcadas para o próximo dia 26 de Fevereiro.

Convém ainda referir que Blatter e Platini podem recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), e que o castigo de 8 anos começa a contar a partir do passado dia 8 de Outubro, altura em que ambos foram suspensos por 90 dias.