FIFA dá 5 milhões de euros à FAI para esta não protestar...

FIFA dá 5 milhões de euros à FAI para esta não protestar o polémico França – Irlanda

17

O Presidente da Federação Irlandesa de Futebol (FAI), John Delaney, revelou esta 5ª Feira que a Federação recebeu 5 milhões de euros da FIFA para se manter em silêncio e não protestar o polémico jogo entre a Rep. Irlanda e a França, a contar para o play-off de Apuramento para o Campeonato do Mundo de 2010.

FIFA_4Recorde-se que a França apurou-se para a competição depois de eliminar a sua congénere da Rep. Irlanda por 2-1 no conjunto das duas mãos; no entanto, o último golo do conjunto “bleu” (apontado aos 103 minutos do encontro da 2ª Mão) foi irregular, pois Thierry Henry ajeita a bola com a mão antes de fazer o passe para William Gallas, que coloca a bola no fundo da baliza.

A Federação Irlandesa ainda pensou em protestar o jogo, mas depois de algumas reuniões com o organismo mundial desistiu de o fazer, alegadamente por não conseguir reverter a situação a seu favor (a FIFA não aceita repetição de jogos).

No entanto, a realidade é bem diferente, como confirma agora John Delaney em declarações à RTE: “A FIFA deu dinheiro à Federação Irlandesa para esta não denunciar o caso no Tribunal Arbitral do Desporto”.

No Campeonato do Mundo de 2010, realizado na África do Sul, a selecção da França não ultrapassou a Fase de Grupos, depois de ter ficado no 4º lugar do Grupo A, com apenas 1 ponto.

Jornalista: João Miguel Pereira