FIA Rallycross: Team Peugeot Hansen vence em Lohéac

FIA Rallycross: Team Peugeot Hansen vence em Lohéac

158

Numa clara demonstração das qualidades do PEUGEOT 208, o Team Peugeot Hansen não decepcionou os seus fãs no traçado de Lohéac, o templo mundial de rallycross. Timmy Hansen dominou a ronda francesa do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross frente a mais de 65.000 espectadores. De modo brilhante, ele ofereceu ao 208 WRX o seu oitavo pódio e o seu quarto triunfo da presente temporada.

Correr em Lohéac é sempre uma ocasião especial. É obviamente ainda mais o caso para a Peugeot, que jogava frente ao seu público. A pressão era palpável para esta 9ª ronda do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross. Desde o desfile nas ruas da cidade, na Sexta-feira, o público juntou-se em massa manifestando o seu apoio entusiástico. Neste campeonato de particular visibilidade, as expectativas eram claras. Mais não havia a fazer do que satisfazê-los.

Vencedor da anterior jornada, na Noruega, Timmy Hansen encontrou a melhor das respostas: ele voou literalmente nas duas primeiras mangas do fim-de-semana, comandando de modo impressionante. A sua segunda manga foi uma obra de arte pura e simples. A resistência que foi capaz de opor ao Campeão do Mundo, Petter Solberg, foi simplesmente homérica e deu os seus frutos. Preservando os pneus durante as Mangas 3 e 4, Hansen conseguiu gerir o seu capital de modo perfeito, para garantir a pole-position na Semi-Final.

Ao volante de um PEUGEOT 208 WRX no topo da sua forma, o piloto sueco fez uma Semi-Final perfeita, permitindo-lhe, de novo, alcançar a pole-position para a Final. Autor de um bom arranque, Hansen colocou-se de imediato na frente da corrida, evitando assim o tumulto viril do pelotão que seguia atrás de si. Servido por uma estratégia perfeita, descreveu então seis voltas de sonho que lhe permitiram garantir a sua segunda vitória consecutiva e o quarto sucesso do Team Peugeot Hansen.

Infelizmente, este encontro francês não foi tão auspicioso para o piloto tricolor Davy Jeanney. Apesar de contar com o apoio incondicional dos seus fãs, o vencedor das provas de Estering e do Canadá acumulou diversos problemas durante as eliminatórias. Ainda se classificou para as Semi-Finais, mas foi violentamente empurrado para os rails por outro concorrente e teve de abandonar.

Com esta vitória e os pontos obtidos por Davy Jeanney, o Team Peugeot Hansen reforçou a sua liderança no Campeonato de Equipas, garantindo 53 pontos de avanço para a equipa Ford Olsberg MSE. Quanto a Timmy Hansen, ele aproximou-se de Petter Solberg no Campeonato de Pilotos. À imagem de toda a equipa, está já ansioso pela próxima prova, a ter lugar dentro de duas semanas nos terrenos do circuito de F1 de Barcelona. Esta ronda espanhola será uma estreia no Campeonato do Mundo de Rallycross.

Comentários

Kenneth Hansen, Director de Equipa
Foi um fim-de-semana absolutamente fantástico para a equipa. Quando nos instalámos no circuito, estávamos muito bem preparados. Esperávamos receber o apoio de muitos fãs mas não ao ponto que se verificou! O Davy tem um clube de fãs verdadeiramente surpreendente! Adoptámos uma estratégia muito clara e bem definida. O Davy teve algumas dificuldades em entrar no ritmo. Talvez a pressão o afectasse um pouco. Ele veio depois a encontrar um bom ritmo, mas infelizmente terminou mal esta jornada, na Semi-Final. Quanto ao Timmy, ele foi rápido desde o início e estava muito confiante. Conseguiu lidar com a pressão na Semi-Final e na Final para garantir a sua segunda vitória consecutiva. Para a Peugeot ganhar em Lohéac é um sonho que se tornou realidade“.

Timmy Hansen, PEUGEOT 208 WRX #21, Vencedor
Foi um fim-de-semana difícil. Os pneus são muito importantes aqui em Lohéac. Nós estávamos muito rápidos logo desde o início. Aproveitámos a oportunidade para gerir eficazmente os nossos pneus, embora isso tenha sido um pouco difícil na 3ª manga e, especialmente, na 4ª, mas foi exactamente nesse ponto que o meu 208 WRX começou a funcionar na perfeição. A Semi-Final foi muito apertada mas, ainda assim, consegui a ‘pole‘ para a final. Fiz quatro ou cinco voltas absolutamente a fundo. Alcançar tais velocidades num circuito como Lohéac, frente a tantos espectadores que puxavam pela Peugeot, é absolutamente fantástico. Na última volta já tinha um avanço suficiente para ter tempo de saborear esta sensação“.

Davy Jeanney, PEUGEOT 208 WRX #17
Este fim-de-semana não decorreu exactamente como eu esperava. Comecei com um pequeno erro na primeira manga, que me custou caro para o resto do evento, e depois furei na quarta. Ainda assim, consegui qualificar-me para a Semi-Final, em que fiz um bom arranque, só que estava do lado de fora. Na volta seguinte, um adversário empurrou-me para fora da pista e à velocidade que ia foi impossível controlar o carro. Bati de frente nos rails, não me dando nenhuma hipótese de regressar. Um grande trabalho aguarda a equipa para colocar o carro pronto a tempo da prova de Barcelona“.

Classificação final – 9ª prova (França – Loheác), 5 e 6 de Setembro de 2015

1. Timmy Hansen (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX)
2. Petter Solberg (SDRX, Citroën DS3)
3. Jean-Baptiste Dubourg (Citroën C4)
4. Johan Kristoffersson (Volkswagen Team Sweden, Volkswagen Polo)
5. Mattias Ekström (EKS, Audi S1)
6. Robin Larsson (Robin Larsson, Audi A1)

Campeonato FIA World Rallycross 2015 (após 9 provas)

Pilotos
1. Petter Solberg (SDRX, Citroën DS3), 219 pts
2. Timmy Hansen (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 182 pts
3. Johan Kristoffersson (Volkswagen Team Sweden, Volkswagen Polo), 156 pts
4. Andreas Bakkerud (OlsbergMSE AB, Ford Fiesta ST), 152 pts
5. Davy Jeanney (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 146 pts
6. Mattias Ekström (EKS, Audi S1), 139 pts
7. Reinis Nitiss (OlsbergMSE AB Ford Fiesta ST), 123 pts
8. Toomas Heikkinen (Marklund Motorsport, Volkswagen Polo), 109 pts

Equipas
1. Team Peugeot-Hansen, 328 pts
2. Ford Olsbergs MSE, 275 pts
3. SDRX, 244 pts

Próximas provas 2015

* 18-20 Setembro: Espanha (Barcelona)
* 2-4 Outubro: Turquia (Istanbul)
* 16-18 Outubro: Itália (Franciacorta)
* 27-29 Novembro: Argentina (San Luis)