F3 Euro 2016: Pedro Piquet prevê muitas trocas de posição em Spa-Francorchamps

F3 Euro 2016: Pedro Piquet prevê muitas trocas de posição em Spa-Francorchamps

Depois de uma etapa sem ultrapassagens em Zandvoort, a expectativa de Pedro Piquet é que aconteça o oposta neste fim-de-semana em Spa-Francorchamps.

94

Pedro Piquet compete pela primeira vez na mítica pista belga de Spa-Francorchamps neste fim-de-semana, na sétima etapa da FIA F3 Euro. Vindo de uma jornada em Zandvoort marcada por raríssimas trocas de posições há duas semanas, o panorama aguardado para a rodada tripla desta Sexta e Sábado é oposto. Na avaliação do piloto brasiliense de 18 anos de idade, o cenário na pista de 7 km deve proporcionar muitas trocas de posições.

“A nossa equipa tem um bom retrospecto em Spa nos últimos anos e é uma pista muito legal, muito de alta. A maioria das curvas de alta fazemos com o pé no fundo na F3 então usa muito pouco ‘down force’ e os carros andam bastante de recta. As corridas normalmente são muito disputadas, com ultrapassagens a toda a hora naquelas rectas grandes”, afirmou o piloto da equipa holandesa Van Amersfoort Racing, que anotou pontos em três das seis etapas realizadas na sua temporada de estreia no automobilismo europeu.

Pedro já participou numa sessão de treinos em Spa, então destacou ainda duas particularidades do traçado: a sua longa extensão, comparativamente com outras pistas do calendário, e a imprevisibilidade do tempo na região onde está localizado o autódromo.

“A pista é bem longa, portanto nos treinos acabam sendo poucas voltas. Então é preciso aproveitar bem as sessões desde o começo e caprichar nos trechos todos quando estiver com o pneu funcionando na sua performance ideal. Além disso é famoso em Spa também o tempo imprevisível: pode chover a qualquer momento. Então espero mais um fim-de-semana muito disputado”.

Como a jornada da FIA F3 Euro acontece nesta etapa de evento suporte da 68ª edição das 24 Horas de Spa – uma das provas mais tradicionais do calendário do Gran Turismo mundial –, a programação da categoria tem início na Quinta, com dois treinos livres e duas quaklificações, e vai até Sábado. Na Sexta-feira, as largadas estão marcadas para as 6h40 e 10h35, no Sábado, para as 7h30 (sempre pelo horário de Brasília).