Expo Clássicos regressa ao Multiusos de Guimarães nos dias 24 e 25...

Expo Clássicos regressa ao Multiusos de Guimarães nos dias 24 e 25 de Outubro

371

A Expo Clássicos – Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães regressa ao Multiusos de Guimarães para a sua oitava edição. A exposição realiza-se nos dias 24 e 25 de Outubro de 2015 e terá como atractivo central uma Mostra de Transportes Públicos de Passageiros com a apresentação de veículos clássicos, que voltam à estrada décadas depois de terem feito a história ao serviço de companhias e empresas portuguesas que permanecem na memória de muitos.

A Expo Clássicos é uma organização conjunta da Tempo Livre CIPRL e Clube de Automóveis Antigos de Guimarães (CAAG), contando com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e a parceria de diversas entidades públicas e privadas, destacando-se, na edição de 2015, a colaboração da ANTROP – Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros, que realizará o seu congresso nacional em Guimarães, na mesma data, da ARRIVA Portugal, da Pinto Lopes Viagens e de coleccionadores particulares.

A par da exposição central, em que se pretende apresentar um conjunto de relíquias únicas, serão assinaladas efemérides de marcas e modelos que completam 30, 40, 50 ou 60 anos de idade. O anel de galerias, no primeiro piso do Multiusos de Guimarães, está inteiramente reservado para a presença de expositores (comércio de peças, motociclos e velocípedes com e sem motor, automobilia). Em simultâneo, o certame conta com a realização de passeios e concentrações de clubes de automóveis e motos antigos de diferentes pontos do país.

Para dinamizar o envolvimento com o público, a organização vai disponibilizar um autocarro clássico dos anos 40 que fará, durante os dois dias da exposição, um circuito permanente e gratuito entre o centro da cidade e o Multiusos de Guimarães.

Os expositores interessados em participar na Expo Clássicos 2015 poderão efectuar a sua inscrição enviando a ficha de pré-adesão (disponível para download em www.tempolivre.pt) para o endereço expoclassicos@tempolivre.pt. No website da Tempo Livre (www.tempolivre.pt) está igualmente disponível um micro-portal onde podem ser obtidas mas informações sobre o certame.

No calendário nacional de eventos associados à cultura dos clássicos, a Expo Clássicos diferencia-se pelas exposições temáticas, oferecendo ao público visitante a oportunidade de contactar com a história automóvel durante dois dias.

A Expo Clássicos já apresentou em Guimarães ‘Os Carros da Presidência’ (2012, com a colaboração do Museu da Presidência), ‘Clássicos Desportivos’ (2013, integrado na celebração do título Guimarães Cidade Europeia do Desporto e que contou com a colaboração de ex-pilotos de ralis, clubes e coleccionadores particulares) e a exposição ‘Clássicos Militares’ (2014, exposição que assinalou os 40 anos do 25 de Abril e o primeiro centenário da I Guerra Mundial, em colaboração com a Associação Nacional de Veículos Militares e Associação 25 de Abril).

A Expo Clássicos conquistou o seu espaço e apresenta-se hoje como um evento importante na promoção e divulgação dos automóveis e motos clássicos, da sua história, do seu valor patrimonial e na valorização dos sectores de actividade associados à cultura dos clássicos. A excelente e crescente participação do público e dos expositores confirma o certame como uma referência, algo que entusiasma e motiva a organização no sentido de surpreender a cada nova edição.