Europeu de Pista 2016: Portugal consolida posição como país do top-10

Europeu de Pista 2016: Portugal consolida posição como país do top-10

O 3º dia de competição no Europeu de Pista (sub-23 e júniores), em Montichiari, mostrou uma Selecção Nacional capaz de bater-se pelos lugares cimeiros.

55

O terceiro dia de competição no Campeonato da Europa de Pista para sub-23 e júniores, em Montichiari (Itália), mostrou uma Selecção Nacional/Liberty Seguros capaz de bater-se pelos lugares cimeiros, com todos os resultados dentro do top-10.

Ivo Oliveira teve dois desempenhos dentro dessa fasquia. Foi sétimo na prova de 1 km contra-relógio e na corrida por pontos. Na prova individual de mil metros, o sub-23 luso gastou 1’02’’325. Foi uma corrida em que o ciclista nacional começou lento, mas fez uma segunda parte de alto nível. A vitória sorriu ao alemão Maximilian Dornbach, com 1’01’’315.

A corrida por pontos de sub-23 foi uma prova ‘louca’, disputada a alta velocidade, com vários corredores a ganharem mais de uma volta ao pelotão principal. Ivo Oliveira dobrou três vezes o grupo e somou 73 pontos. Foi um desempenho de alto nível, rendendo o sétimo lugar. O britãnico Jonathan Dibben sagrou-se campeão europeu com cinco voltas de avanço e um total de 125 pontos.

Portugal também participou na corrida por pontos para júniores. No sector masculino, João Dinis lutou pelo pódio, acabando a competição com uma volta de avanço e 24 pontos, apenas a oito pontos das medalhas. O vencedor foi o polaco David Czubak, com o mesmo número de voltas do corredor português, mas com 49 pontos.

Entre as júniores, Maria Martins colocou-se a meio da tabela, na quinta posição, com seis pontos. A medalha de ouro ficou em Itália, cortesia de Letizia Paternoster.

Miguel do Rego cumpriu hoje a primeira metade do concurso de omnium para a categoria de júniores. Chegou ao final da jornada na décima posição em 21 participantes, somando 70 pontos. O polaco Szyman Krawczyk comanda com 118 pontos.

O Campeonato da Europa prossegue nesta Sexta-feira, dia em que haverá quatro portugueses em pista. Miguel do Rego vai terminar a participação no omnium, enquanto Ivo Oliveira, em sub-23, e Soraia Silva, em júniores femininas, iniciam a participação na mesma disciplina. Soraia Silva e Maria Martins vão também correr a final directa de 500 metros contra-relógio.