Europeu de Pista 2016: Miguel do Rego foi o melhor luso do...

Europeu de Pista 2016: Miguel do Rego foi o melhor luso do dia em Montichiari

Miguel do Rego, 12º classificado na perseguição individual, fez o melhor resultado de hoje para a Selecção Nacional no Europeu de Pista Sub-23 e Júniores.

101

O júnior Miguel do Rego, 12º classificado na prova de perseguição individual, conseguiu o melhor resultado de hoje para a Selecção Nacional/Liberty Seguros no Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Júniores, que decorre em Montichiari (Itália).

O corredor, que vive em França, completou os 3 quilómetros da corrida de perseguição em 3’27’’077. João Dinis gastou 3’28’’573 e foi o 16º classificado. Ambos cumpriram a meta estabelecida à partida: concluir a corrida no top-16. O grego Georgios Stavrakakis sagrou-se campeão da Europa.

Na disciplina de 1 km contra-relógio, os dois lusos inverteram posições. O melhor foi João Dinis, 16º, com 1’07”533. Miguel do Rego gastou 1’08”700 e foi 17º. A vitória foi para o belga Ayrton de Paw, com 1’03’’302.

As júniores Maria Martins e Soraia Silva também subiram à pista nesta Quarta-feira, participando na prova de perseguição individual. Maria Martins foi 15ª, com 2’32”613, e Soraia Silva acabou na 27ª e penúltima posição, devido ao registo de 2’37”667. A lituana Olivija Baleisyte colocou o recorde mundial júnior em 2’22”311, uma marca alcançada na qualificação. Foi mais lenta na final, mas conquistou a medalha de ouro.

“Todos os nossos atletas, sem excepção, cumpriram o objectivo de melhorar as marcas pessoais de forma significativa, deixando muito boas indicações para o futuro”, considera o seleccionador nacional, Gabriel Mendes.

A participação da Selecção Nacional/Liberty Seguros no Europeu continua nesta Quinta-feira. Miguel do Rego disputa as primeiras três provas do concurso júnior de omnium: scratch, às 10h00; perseguição individual, às 14h30; e eliminação, às 16h30. Ivo Oliveira disputa a final directa de 1 km contra-relógio para sub-23 às 15h30, tentando colocar-se entre os dez melhores, e alinha na corrida por pontos, com o intuito de evoluir nesta disciplina, às 19h00. Maria Martins disputa a corrida por pontos para júniores femininas às 17h00 e João Dinis alinha na mesma disciplina, mas em masculinos, às 17h30.

“O que podemos vir a fazer em termos de resultados absolutos é imprevisível, sobretudo na categoria de júniores, na qual há uma grande renovação de atletas e não conhecemos boa parte dos adversários. O Ivo, pelo trabalho que tem vindo a realizar e pelos registos que temos, está em condições de melhorar significativamente o seu tempo na prova de 1 km. Se isso acontecer, pode aspirar a colocar-se entre os seis melhores sub-23 da Europa”, considera Gabriel Mendes.

A Selecção Nacional/Liberty Seguros já conquistou duas medalhas de prata neste Campeonato da Europa. Ivo Oliveira é vice-campeão europeu de perseguição individual em sub-23 e Maria Martins é vice-campeã júnior de scratch.