Europeu de Pista 2016: Ivo Oliveira conquista medalha de bronze

Europeu de Pista 2016: Ivo Oliveira conquista medalha de bronze

Ivo Oliveira chegou a esta prova no 3º posto, mas teve de suar muito para segurar o lugar pódio. Iniciou a corrida com 164 pontos e terminou-a com 193.

111

O português Ivo Oliveira ganhou hoje a medalha de bronze na prova de omnium para sub-23 do Campeonato da Europa de Pista, que se disputa em Montichiari (Itália).

O corredor luso teve um desempenho de alto nível no segundo dia da competição de omnium, depois de ter terminado, ontem, a primeira metade do concurso no quinto lugar. A subida de Ivo Oliveira começou a ser construída nas duas primeiras corridas pontuáveis de hoje. O gaiense foi segundo em 1 km contra-relógio e quinto na volta lançada.

O terceiro lugar consumou-se na corrida por pontos. Ivo Oliveira já chegou a esta prova no terceiro posto, mas teve de suar muito para segurar uma posição no pódio. Iniciou a corrida com 164 pontos e terminou-a com 193, graças a uma volta de avanço e a ter conseguido pontuar em vários sprints intermédios.

A vitória no omnium foi conquistada pelo francês Thomas Boudat – corredor da equipa continental profissional Direct Energie -, com 262 pontos. O segundo classificado foi o polaco Szymon Sajnok, com 217 pontos.

Soraia Silva também fechou hoje a participação no omnium, mas na categoria júnior feminina. Foi a 12ª classificada, com 104 pontos. A italiana Elisa Balsano venceu, graças aos 203 pontos amealhados.

O omnium é uma das disciplinas de pista que integram o programa dos Jogos Olímpicos. Trata-se de uma competição que resulta do somatório de pontos obtidos em seis disciplinas: scratch, perseguição individual, eliminação, 1 km (masculinos) ou 500m (femininas), volta lançada e corrida por pontos. As três primeiras corridas disputam-se num dia e as restantes no dia seguinte.

A corrida de omnium para sub-23 significou fechar com ‘chave de ouro’ a participação portuguesa neste Campeonato da Europa, onde Portugal conquistou três medalhas. Além do bronze deste Sábado, Ivo Oliveira transporta para Portugal a medalha de prata na perseguição individual e a júnior Maria Martins também guarda na bagagem uma medalha de prata, conseguida em scratch.