Europeu Feminino: Holanda vence Bélgica e apura-se para os Quartos-de-Final

Europeu Feminino: Holanda vence Bélgica e apura-se para os Quartos-de-Final

Para além da formação "laranja", as nórdicas da Dinamarca também asseguraram a passagem à próxima fase depois de vencerem as "vizinhas" da Noruega, pela diferença mínima

25

Euro FemininoA equipa “A” Feminina da Holanda venceu a sua congénere da Bélgica, em jogo a contar para a 3ª e última Jornada do Grupo A do Campeonato da Europa, disputado no Estádio Koning Willem II, em Tilburg.

Sabendo que um empate garantia a qualificação e o primeiro lugar do Grupo, as comandadas de Sarina Wiegman entraram em campo dispostas a resolver a questão logo nos primeiros minutos.

A pressão exercida sobre o último reduto belga deu frutos aos 27 minutos, altura em que Spitse Sherida inaugurou o marcador através de uma grande penalidade muito bem executada.

Ao intervalo, a vantagem holandesa era justa e bastante moralizadora para os derradeiros 45 minutos desta Fase de Grupos, que poderia dar um apuramento histórico à “laranja mecânica”.

Na segunda metade, a Bélgica ainda acreditou que podia surpreender, com o golo do empate (apontado por Wullaert Tessa, aos 59 minutos), mas ainda faltava marcar mais 1 golo e não sofrer nenhum.

No entanto, quem marcou foi o conjunto holandês, por intermédio de Martens Liekem (aos 74 minutos), que assim fez o 2-1, resultado que se manteve até ao derradeiro apito da árbitro Bibiana Steinhaus.

A juíza alemã teve muito trabalho e acabou por ter que dar 10 minutos de compensação, devido às assistências demoradas a jogadoras que abriram o sobrolho em jogadas disputadas de forma mais ou menos ríspida, mas sem nenhuma maldade.

No outro jogo do mesmo grupo, que teve 16 minutos de compensação (!), devido à “operação” a que foi submetida a guardiã da Noruega (os médicos suturaram com alguns pontos o braço da atleta, que tinha uma ferida enorme), a Selecção da Dinamarca venceu a sua “vizinha” Noruega, e assegurou o 2º lugar do Grupo e o consequente apuramento para os Quartos-de-Final da competição.