Europeu de XCM 2017: Tiago Ferreira vai lutar pelo título na Eslováquia

Europeu de XCM 2017: Tiago Ferreira vai lutar pelo título na Eslováquia

A Equipa Portugal compete, no próximo Domingo, no Campeonato da Europa de Maratona BTT (XCM), em Svit (Eslováquia), apresentando Tiago Ferreira como candidato ao pódio.

60

Tiago Ferreira - Equipa PortugalA Equipa Portugal compete, no próximo Domingo, no Campeonato da Europa de Maratona BTT (XCM), em Svit (Eslováquia), apresentando Tiago Ferreira como candidato ao pódio.

O actual vice-campeão mundial e europeu de XCM é o único convocado pelo seleccionador nacional, Pedro Vigário, para este Europeu. Tiago Ferreira conseguiu lugares no pódio nos dois Mundiais e no mais recente Europeu. Em 2016 foi campeão mundial e vice-campeão europeu de XCM e, já em 2017, conseguiu a medalha de prata no Campeonato do Mundo, no qual apenas foi batido ao sprint por Alban Lakata.

Este currículo dá confiança a Pedro Vigário, que acredita no potencial do corredor para bater-se pelas primeiras posições.

“Vamos lutar pela vitória. Sabemos que é uma tarefa difícil e que os adversários são fortes, mas é um objectivo concretizável”, frisa o seleccionador nacional.

A corrida disputa-se a partir das 7h05 de Domingo (hora portuguesa). Os corredores vão encontrar um percurso anormalmente extenso, com 134 quilómetros, e um acumulado de subida de 4200 metros, o que indicia muita dificuldade.

“O percurso é longo e duro, muito mais ao jeito do Tiago do que o traçado do Campeonato do Mundo”, avalia Pedro Vigário.

Pedro Vigário e Tiago Ferreira viajaram hoje para a Eslováquia, prevendo-se que o reconhecimento do percurso no terreno se faça amanhã. O corredor tem, contudo, as metas bem definidas.

“Sabemos que é um percurso longo, com 4200 metros de acumulado e que passará numa zona com 2200 metros de altitude. Falta ver o traçado concreto para perceber se será mais um estradão ou em ‘single track’. Mas as expectativas são as de lutar pelo pódio. No ano passado fui segundo e agora quero fazer melhor. É para isso que aqui estou”, assume Tiago Ferreira.