Europeu de Séniores (F): Portugal defronta amanhã a Itália

Europeu de Séniores (F): Portugal defronta amanhã a Itália

29

O Campeonato Europeu de Séniores Femininos’2015 de Hóquei em Patins arranca já esta Terça-feira (25 de Agosto); contudo, Portugal apenas fará a estreia na competição amanhã (Quarta-feira), em desafio com a anfitriã Itália. O europeu, recorde-se, realiza-se em Matera (Itália), até ao próximo Sábado (29).

Selecção Nacional

* Cláudia Vicente, 1 (GR, HC Turquel)
* Ana Ferreira, 2 (AA Coimbra)
* Margarida Alves, 3 (AJ Salesiana)
* Rita Lopes, 4 (SL Benfica)
* Marlene Sousa, 5 (Sub-Capitã, SL Benfica)
* Rute Lopes, 6 (SL Benfica)
* Inês Vieira, 7 (Capitã, SL Benfica)
* Maria Silva, 8 (CH Carvalhos)
* Carolina Gonçalves, 9 (AA Coimbra)
* Maria Vieira, 10 (GR, SL Benfica)

Seleccionador Nacional: Carlos Pires
Chefe Comitiva: Gustavo Sousa
Director Técnico Nacional: Luís Sénica
Enfermeiro: André Pires
Técnico de equipamentos: Hermínio Carrilho

Declarações (ao CERH)

Carlos Pires, Seleccionador Nacional
Fizemos um bom trabalho de preparação e estamos prontos para iniciar a competição. Estamos num ponto em que todas estas Selecções se conhecem muito bem. São cinco equipas muito competitivas e equilibradas, com jogadoras experientes e também com muitas atletas jovens, o que é positivo para o Hóquei em Patins Feminino. Dado o equilíbrio, será perfeitamente natural qualquer um dos conjuntos terminar [o Europeu de Séniores] ou na primeira ou na quinta posição. No último Campeonato do Mundo, estas Selecções terminaram dentro dos seis primeiros lugares. Queremos ganhar, respeitamos todos, mas pela nossa cabeça só passa vencer cada um dos jogos. Nós pensamos ‘jogo a jogo’. O primeiro rival será a Itália, uma selecção que tem evoluído muito. Depois, defrontamos a Alemanha que tem jogadoras experientes, tal como a França. Espanha, naturalmente, tem muita qualidade, mas como disse, nós vamos pensar num jogo de cada vez.

Inês Vieira, Capitã
Foram quatro semanas de preparação [para o Europeu de Séniores], com trabalho muito consistente para conseguirmos ganhar este Campeonato da Europa. É um campeonato curto, onde qualquer equipa poderá ganhar, mas nós temos consciência do nosso valor e do trabalho desenvolvido, e estamos aqui para ganhar. Eu acho que todas as selecções têm algum grau de favoritismo, mas tudo dependerá do que se fará dentro de campo. A Espanha é forte e sempre foi o nosso principal rival. Será o último jogo do campeonato, pensamos ‘jogo a jogo’ e até lá teremos de manter a nossa cabeça no lugar.

Calendário

* 25 de Agosto: Espanha-França (18:00) e Itália-Alemanha (20:00)
* 26 de Agosto: Alemanha-França (18:00) e Itália-PORTUGAL (20:00)
* 27 de Agosto: PORTUGAL-Alemanha (18:00) e Espanha-Itália (20:00)
* 28 de Agosto: França-PORTUGAL (18:00) e Alemanha-Espanha (20:00)
* 29 de Agosto: Itália-França (18:00) e PORTUGAL-Espanha (20:00)

Todas as partidas do Campeonato da Europa Séniores Femininos de Hóquei em Patins terão transmissão em directo no portal do CERH.

PARTILHAR