Europeu de Pista Sub23 2017: Francisco Moreira e Wilson Esperança com estreia...

Europeu de Pista Sub23 2017: Francisco Moreira e Wilson Esperança com estreia auspiciosa

Os dois estreantes em competições deste nível não se atemorizaram nem cederam ao peso da responsabilidade, conseguindo resultados que, em estreia, nunca tinham sido alcançados desde o primeiro ano de júniores dos gémeos Oliveira

36

Wilson Esperança e Francisco Moreira - Europeu de Pista Sub23 2017Os portugueses Francisco Moreira e Wilson Esperança tiveram hoje prestações positivas na prova de perseguição individual para júniores no Campeonato da Europa de Pista, que decorre em Sangalhos, Anadia, até Domingo.

Os dois estreantes em competições deste nível não se atemorizaram nem cederam ao peso da responsabilidade, conseguindo resultados que, em estreia, nunca tinham sido alcançados desde o primeiro ano de júniores dos gémeos Oliveira.

Francisco Moreira terminou os 3 quilómetros da corrida de perseguição em 3’31’’497, o que lhe valeu a 19ª posição. Wilson Esperança ficou no 21º posto, graças ao registo de 3’34’’623.

“Enquanto processo de trabalho e de evolução, estiveram muito bem, conseguindo dos melhores tempos portugueses de sempre em ano de estreia. Cumpriram totalmente o que lhes foi pedido em termos técnicos e tácticos, correndo no limite do que poderiam fazer neste momento”, explica o seleccionador nacional, Gabriel Mendes.

O vencedor da corrida júnior de perseguição individual foi Ivan Smirnov, da Rússia. O segundo posto coube ao irlandês Xeno Young. O terceiro classificado foi o britânico Rhys Britton.

A Equipa Portugal marcou também presença na corrida de 1 km contra-relógio para sub-23. O representante luso foi o sub-23 de primeiro ano Miguel do Rego, que completou a distância em 1’10’’823, terminando na 19ª posição. A vitória pertenceu ao russo Alexandr Vasyukhno, com 1’01’’345, seguido pelo britânico Joseph Truman e pelo holandês Sam Ligtlee.

Rui Oliveira também esteve inscrito nesta disciplina, mas o seleccionador nacional optou por poupá-lo, trocando a competição por um treino, de modo a preservá-lo para as competições mais relevantes sob o ponto de vista do interesse desportivo, como é o caso do concurso de omnium, uma disciplina olímpica.

Na Sexta-feira correm quatro ciclistas portugueses. Maria Martins e João Dinis participam nas competições de omnium para júniores, que decorrem ao longo de todo o dia. Soraia Silva e Miguel do Rego participam na corrida por pontos para sub-23, entre as 17h00 e as 18h00.