Europeu de Estrada: Portugal compete com 11 corredores em Tartu

Europeu de Estrada: Portugal compete com 11 corredores em Tartu

90

A Selecção Nacional/Liberty Seguros compete no Campeonato da Europa de Estrada, entre Sexta-feira (7 de Agosto) e Domingo (9), em Tartu (Estónia), com 11 corredores. Todos participam nas provas de fundo e quatro alinham também nos contra-relógios.

Estão convocados seis sub-23: Daniela Reis (DN17 Poitou Charentes), César Martingil, Gaspar Gonçalves e Luís Gomes (Liberty Seguros/Carglass), José Neves e Rui Carvalho (Anicolor). Foram também chamados cinco júniores: André Carvalho (CC Avidos/Metalização A. Lemos), Marcelo Salvador (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé), Daniel Viegas, João Almeida e Tiago Antunes (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense).

Na Sexta-feira correm-se as provas de contra-relógio de sub-23 masculinos e de júniores. O exercício individual dos mais velhos terá 31,5 quilómetros e início às 9h00, contando com os lusos José Neves e Gaspar Gonçalves entre os inscritos. Daniel Viegas e João Almeida vão pedalar no exercício individual de júniores, que somará 18,4 quilómetros e arranca às 13h00 de Sexta-feira.

Daniela Reis compete na prova de fundo para sub-23 femininas, no Sábado, a partir das 13h00. A corrida terá 124 quilómetros. Os júniores masculinos vão percorrer a mesma distância que as sub-23, com o tiro de partida marcado para as 8h00 de Domingo. No mesmo dia, encerrando o programa do Campeonato da Europa, às 12h00, começam os 161,2 quilómetros da prova de fundo para sub-23 masculinos.

Os percursos apresentam alguns topos, que não são subidas intransponíveis, mesmo para os sprinters. A maior dificuldade estará na intensidade e no ritmo da corrida. Vai ser preciso estar sempre bem colocado e atento, porque o pelotão poderá partir-se a qualquer instante, pois esperam-se múltiplos ataques. Não poderemos estar em todos os ataques, pelo que, além de qualidade e concentração, vai ser preciso ter a sorte de entrar nas movimentações certas”, afirma o seleccionador nacional de estrada, José Poeira.

Nota: Horários de Portugal Continental