Europeu de Estrada: Gaspar Gonçalves foi o melhor português no contra-relógio

Europeu de Estrada: Gaspar Gonçalves foi o melhor português no contra-relógio

276

O sub-23 Gaspar Gonçalves, 18º classificado, assinou hoje o melhor resultado da Selecção Nacional/Liberty Seguros nas provas de contra-relógio do Campeonato da Europa de Estrada, que decorre em Tartu (Estónia) até Domingo.

O ciclista natural de Lamego, vice-campeão nacional de contra-relógio na categoria de sub-23, cumpriu o exercício individual de 31,5 quilómetros em 39m58s, o que lhe valeu a 18ª posição, a 1m25s do holandês Steven Lammertink, corredor da equipa WorldTour Lotto NL-Jumbo, que se sagrou campeão europeu com um registo de 38m32s. O segundo classificado foi o ucraniano Zmorka Marlen, a 4 segundos, tendo o alemão Maximilian Schachamann fechado o pódio, a 16 segundos do vencedor.

O segundo representante luso no contra-relógio para sub-23 do Campeonato da Europa foi o campeão nacional da especialidade, José Neves, que terminou no 30º lugar, a 2m10s do primeiro classificado. Os dois sub-23 portugueses terminaram na primeira metade da classificação, com Gaspar Gonçalves a conseguir um posto no primeiro terço da tabela.

Por vezes, participamos nestas competições para lutar pelas medalhas. Noutras ocasiões participamos para tentar o melhor resultado possível, mas sobretudo para preparar os corredores para que no futuro possam discutir as primeiras posições. Foi este o caso. Alinhámos com dois sub-23 de segundo ano, ainda com margem de progressão. Num percurso que não se adaptava totalmente às suas características, por ser demasiado rolante, defenderam-se bem e tiveram uma prestação encorajadora para o futuro”, afirma o seleccionador nacional, José Poeira.

Os júniores João Almeida e Daniel Viegas também correram hoje a prova de contra-relógio. No caso da categoria mais jovem, o exercício individual teve 18,4 quilómetros, uma distância que João Almeida cobriu em 24m14s, o que lhe valeu o 38º lugar, a 1m12S do vencedor, o russo Nikolai Ilichev, que completou a corrida em 23m02s, menos 2 segundos do que o norueguês Tobias Foss e menos 9 segundos do que o alemão Max Singer, que completaram o pódio. Daniel Viegas foi 58º, a 1m56s.

As provas de fundo iniciam-se neste Sábado. A Seleção Nacional/Liberty Seguros estará representada por Daniela Reis na corrida de fundo para sub-23 femininas, uma competição de 124 quilómetros, com tiro de partida às 13h00.