Europeu de Estrada: César Martingil termina prova de fundo em 22º lugar

Europeu de Estrada: César Martingil termina prova de fundo em 22º lugar

73

O corredor português César Martingil foi hoje o 22º classificado na prova de fundo para sub-23 do Campeonato da Europa de Estrada, disputada em Tartu (Estónia), com triunfo do eslovaco Erik Baska.

A corrida de 161,2 quilómetros disputou-se a alta velocidade e com um ritmo intenso, não dando hipótese a todos aqueles que tentaram distanciar-se do pelotão. Foi um grande e compacto grupo que discutiu a corrida. Erik Baska foi o mais rápido, diante do russo Mamyr Stash e do belga Kenneth van Rooy, segundo e terceiro, respectivamente.

Dois portugueses resistiram à velocidade e às quedas que marcaram a prova, concluindo o Europeu no pelotão principal. César Martingil chegou na 22ª posição e Gaspar Gonçalves foi o 41º. Luís Gomes acabou no 75º lugar, a 3m50s. Rui Carvalho foi o 99º, a 10m20s, enquanto José Neves não chegou ao fim.

A prova de fundo para júniores, com 124 quilómetros, também se disputou hoje, com o campeão nacional, André Carvalho, a ser o melhor luso, no 21º lugar, a 4 segundos do vencedor, o polaco Alan Banaszek, que bateu ao sprint o belga Stan Dewulf e o holandês Dennis van der Horst, segundo e terceiro, respectivamente. João Almeida foi 57º, a 17 segundos, e Daniel Viegas 113º, a 16m17s. Marcelo Salvador e Tiago Antunes desistiram.

O desempenho, tanto em júniores como em sub-23, foi globalmente positivo. Em corridas de grande exigência técnica e física, devido à alta velocidade, os corredores que eram as nossas principais apostas estiveram na dianteira e, nas discussões ao sprint, deram o máximo para alcançarem as melhores posições possíveis”, afirma o seleccionador nacional, José Poeira.