European Cycling Challenge: Começa amanhã, dia 1 de Maio

European Cycling Challenge: Começa amanhã, dia 1 de Maio

21

É já amanhã, Sexta-feira, 1 de Maio, que arranca o European Cycling Challenge – ECC2015, que decorrerá até 31 de Maio. O Barreiro prepara-se para este desafio entre cidades europeias para utilizadores da bicicleta como transporte urbano diário. As inscrições, gratuitas, mantêm-se abertas até ao derradeiro dia do desafio.

European Cycling Challenge 2015O ECC, este ano na 4ª edição – reconhecido em 2013 com o Prémio CIVITAS da Comissão Europeia –, promove a competição saudável entre cidades europeias na utilização da bicicleta como transporte urbano diário. Na sequência da inscrição na ‘sua’ cidade/equipa, é disponibilizada a aplicação Cycling365, baseada na tecnologia GPS, que, uma vez descarregada para o smartphone, regista as deslocações, soma, em tempo real, as distâncias percorridas e contabiliza os quilómetros totais das equipas.

Podem ser contabilizadas neste desafio, por exemplo, deslocações de e para o trabalho, escola, compras, visitar amigos, idas ao cinema ou à piscina (actividade desportiva, de âmbito competitivo ou de treino, não contemplada). Os resultados – do local ao global – são permanentemente actualizados e disponibilizados.

Não há limite de inscrições para este desafio, organizado pela cidade de Bolonha e pela Agência para a Mobilidade e Transporte Público Local. Em 2014, o ECC contou com a participação de 32 cidades, entre as quais Roma, Oslo, Barcelona, Bristol, Lille, Bologna e Pádua – 17000 ciclistas, de uma população potencial de 14 milhões, mais de 1,5 milhões de km percorridos (quatro vezes a distância terra-lua e quase 40 vezes a volta do mundo) e cerca de 183 toneladas de CO2 não emitidas para a atmosfera. Em 2014 o ECC foi vencido pela cidade polaca de Varsóvia. Talinn, na Estónia, conquistou o desafio em 2012 e 2013.

Em Portugal, além do Barreiro, também está inscrita a Comunidade Intermunicipal do Algarve.

Aalborg, Antuérpia, Barcelona, Bolonha, Bristol, Tódź, Nápoles, Pádua, Roma, Varsóvia, Zagreb são algumas das ‘equipas’ europeias inscritas.