Equipa Portugal em acção na Europa: Destaque para o Europeu de XCO...

Equipa Portugal em acção na Europa: Destaque para o Europeu de XCO em Itália

No próximo fim-de-semana corre-se o Europeu de Cross Country Olímpico (XCO), em Itália. Na Terça e na Quinta realizam-se as provas de ciclismo do Festival Olímpico da Juventude Europeia, na Hungria

45

José Dias - XCOUm dia depois do final do Campeonato da Europa de Pista, em Sangalhos, Anadia, o trabalho da Equipa Portugal, nas distintas vertentes, continua em ritmo acelerado. No próximo fim-de-semana corre-se o Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico (XCO), em Itália. Na Terça e na Quinta realizam-se as provas de ciclismo do Festival Olímpico da Juventude Europeia, na Hungria. Nesta Segunda-feira encerrou a participação do ciclismo luso nos Jogos Surdolímpicos, na Turquia.

A Equipa Portugal está de partida para Darfo Boario Terme (Itália), local onde irá disputar o Campeonato da Europa de XCO, no Sábado e no Domingo. O seleccionador nacional, Pedro Vigário, vai contar com oito corredores, distribuídos por três categorias, elite, sub-23 e júniores.

Os seleccionados são os betetistas de elite David Rosa (Tropix), Mário Costa (Primaflor-Mondraker) e José Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), os sub-23 João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) e Ana Tomás (BTT Seia), e os júniores Carlos Salgueiro e Marta Branco (Maiatos/Reabnorte) e Guilherme Mota (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone Leiria).

A ambição passa por melhorar anteriores resultados absolutos da Equipa Portugal, mas também as prestações pessoais de cada um dos atletas. Metade da delegação corre no Sábado e a outra parte no Domingo.

Na primeira jornada competitiva, Portugal terá em pista Marta Branco (8h30), Carlos Salgueiro e Guilherme Mota (11h00) e Ana Tomás (14h00). No Domingo alinham João Rocha (8h30), David Rosa, José Dias e Mário Costa (14h00).

O ciclismo português participa também, durante a semana em curso, no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), competição para corredores com 15 e 16 anos (cadetes), que se disputa em Gyor, Hungria.

A Equipa Portugal, conduzida pelos seleccionadores José Poeira e Gabriel Mendes, será composta por três rapazes e duas raparigas. Todos vão competir nas provas de contra-relógio, já nesta Terça-feira, e nas corridas de fundo, na Quinta-feira.

Os convocados são Daniela Campos e Joana Pereira (5Quinas/Município de Albufeira), Daniel Dias (Maia), João Carvalho e Pedro Silva (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact).

Jogos Surdolímpicos

O paraciclismo nacional encerrou hoje a participação nos Jogos Surdolímpicos, competição para atletas com deficiência auditiva, que decorre em Samsun (Turquia). Ricardo Gomes foi o segundo e último luso a pedalar nestes Jogos, conseguindo, na manhã desta Segunda-feira, o 16º lugar na prova de XCO. Foi um resultado a meio da tabela, uma vez que alinharam 32 participantes.

A representação nacional nas provas de estrada esteve a cargo de João Marques, que chegou ao final dos 100 quilómetros da prova de fundo no 14º posto, a 2m43s do vencedor, o russo Dmitry Rozanov. João Marques também participou no contra-relógio, que concluiu na 38ª posição.