ELMS começa em Silverstone e termina no Estoril, com portugueses em destaque

ELMS começa em Silverstone e termina no Estoril, com portugueses em destaque

22

As 4 Horas de Silverstone, que terão lugar no Sábado (11 de Abril), são o primeiro passo na grande festa do European Le Mans Series (ELMS). A temporada 2015 volta a terminar em Portugal, com as 4 Horas do Estoril, a 17/18 de Outubro, numa organização da ACDME.

ELMS - EstorilNestas corridas de quatro horas de duração, jovens e menos jovens pilotos profissionais, juntam-se a amadores afortunados, de banqueiros a grandes investidores e até um Sir britânico, todos com bons dotes de pilotagem, competindo ao volante de carros de quatro categorias diferentes, duas de protótipos (LMP2 e LMP3) e outras tantas de GT (LMGTE e GTC).

Na categoria principal (LMP2), aquela onde estão os candidatos ao triunfo nas cinco provas da temporada 2015 – Silverstone (10 e 11 de Abril), Imola (16 e 17 de Maio), Red Bull Ring (11 e 12 de Julho), Paul Ricard (5 e 6 de Setembro) e Estoril (17 e 18 de Outubro) – destaca-se o português Filipe Albuquerque. O piloto oficial da Audi no Mundial de Endurance (WEC) volta a guiar o agora Gibson 015S-Nissan (ex-Zytek) da equipa JOTA Sport, na companhia do patrão, Simon Dolan, e do também britânico Harry Tincknell, igualmente piloto oficial de um construtor no WEC, no caso a Nissan.

Depois do segundo lugar no ELMS 2014, atrás da equipa Alpine (que deixou a categoria), o título é um objectivo que todos desejam ver consagrado no Estoril. Na primeira jornada do ano, os pilotos da JOTA Sport vão ter a concorrência de outras 10 equipas, com cinco chassis (Gibson, Morgan, Oreca 03 / 05 e Ligier) e duas motorizações (Nissan e Judd) diferentes. Faltou à chamada a formação portuguesa, Algarve Pro Racing Team, que poderá entrar no ELMS em futuras provas.

Na classe GTC, destinada aos carros de GT3, vamos encontrar mais dois pilotos portugueses, representando a Ferrari Portugal ao volante de um 458 Itália GT3. Depois do título ‘Am Cup’ no Blancpain Endurance Series em 2014, Francisco Guedes e Filipe Barreiros subiram mais um degrau. Na companhia do piloto amador dinamarquês, Mads Rasmussen, vão querer lutar pelos pódios numa categoria onde há seis carros inscritos de quatro marcas – BMW Z4, Aston Martin Vantage e Lamborghini Gallardo, para além dos referidos Ferrari.

A marca italiana também domina em número na mais rápida das classes de GT (LMGTE), com seis Ferrari 458 Italia entre os nove inscritos, aos quais de juntam dois Porsche 911 RSR e um BMW Z4.

Os LMP3, protótipos mais acessíveis que os LMP2 e com motor Nissan obrigatório, marcam a estreia do ano. Serão cinco à partida em Silverstone, todos com chassis Ginetta. O destaque vai por inteiro para o carro da equipa LNT, onde compete Sir Chris Hoy, ordenado Cavaleiro do Reino britânico depois das cinco medalhas de ouro olímpicas em ciclismo de pista.

As 4 Horas de Silverstone terão lugar no Sábado, dia 11 de Abril, com a corrida a iniciar‐se às 14h30 locais, mesma hora em Portugal Continental. Os treinos livres terão lugar na Sexta‐feira, 10 de Abril, e a qualificação será disputada no Sábado de manhã, a partir das 11h05.