ELIT-in: Mais um projecto da Fundação do Desporto aprovado pela Comissão Europeia

ELIT-in: Mais um projecto da Fundação do Desporto aprovado pela Comissão Europeia

Fundação do Desporto vê mais um projecto aprovado pela Comissão Europeia: ELIT-in 'Integração de atletas de elite no mercado de trabalho, pela valorização das suas competências transversais'.

36

Fundação do DesportoFundação do Desporto vê mais um projecto aprovado pela Comissão Europeia: ELIT-in ‘Integração de atletas de elite no mercado de trabalho, pela valorização das suas competências transversais’.

A Fundação do Desporto integra um consórcio que acaba de conseguir a aprovação pela Comissão Europeia de mais um projecto de grande dimensão, no âmbito do Capitulo Desporto do ERASMUS+, Ação I, Collaborative Partnerships, onde são considerados os projectos que contribuem para as EU strategies in the field of sport.

O projecto ELIT-in nasce do reconhecimento de um facto que afecta negativamente a maior parte dos atletas de elite a nível internacional, que devido à sua dedicação exclusiva à carreira desportiva e ao absentismo ou abandono prematuro da formação escolar e académica, quando terminam as suas carreiras desportivas apercebem-se da dificuldade de transitar para o mercado laboral com a formação que possuem.

Assim, os atletas enfrentam um cenário muito adverso, competindo pelo acesso ao emprego com candidatos mais qualificados e experientes, excepto alguns casos raros que são colocados nos seus clubes, Federações ou nalguma empresa.

Contudo, de modo a alcançar a alta performance, estes atletas adquiriram, treinaram e melhoraram um conjunto vasto de competências pessoais através das suas carreiras que são, sem dúvida, essenciais para atingir óptimo desempenho profissional e altamente valorizadas no mercado de trabalho.

Estas são conhecidas como ‘competências transversais’, ‘pessoais’ ou mesmo ‘competências vitais’, adquiridas através de um processo de aprendizagem informal. Falamos de competências como trabalho de equipa, culto do esforço, motivação para atingir objectivos, comunicação eficaz, capacidade de lidar com a frustração, sucesso e fracasso, tomada de decisões, controlo emocional, auto-estima, capacidade de adaptação, flexibilidade, iniciativa, gestão do stress, entre outras.

Neste sentido, ELIT-in foca-se especificamente na promoção de carreiras duais para os atletas de alto rendimento, através de uma abordagem inovadora e do reconhecimento das competências transversais por eles adquiridas ao longo das suas carreiras desportivas, com o intuito de os valorizar enquanto factores diferenciadores no mercado de trabalho e lhes assegurar garantias que os ajudem no momento da transição de carreira.

A Fundação do Desporto, parceira executiva do ELIT-in, irá colaborar no projecto com 11 entidades da UE, a saber: Federação Andaluza de Natação (coordenadora do projecto), a Universidade das Ilhas Baleares, Univerza v Ljubljani (Eslovénia), Sport and Citizenship 3S (França), Federação Portuguesa de Natação, ICSS – The International Centre for Sport Security Europe (Reino Unido), Great Manchester Community Basketball (Reino Unido), Centro Sportivo Italiano (Itália), Udrezenje Gradana Olimpijski Komitet Bosne i Hercegovine Saraj (Bósnia & Herzegovina), Lietuvos Sporto Federaciju Sajunga (Lituânia) e a Fundação Sevilha FC.

O ELIT-in arranca em Janeiro de 2018, em Sevilha, estando previsto um segundo meeting de trabalho e coordenação em Sarajevo, Bósnia, no mês de Julho. Perspectiva-se um terceiro encontro que terá lugar em Londres, em Fevereiro de 2019, o quarto acontecerá em Julho, em Vilnius, Lituânia e, por fim, a sessão de encerramento do projecto será em Roma, no mês de Novembro de 2019.

Ao longo de dois anos estas entidades vão desenvolver um projecto inovador que pretende deixar metodologias e instrumentos de apoio ao desenvolvimento das carreiras duais. O dossier das Carreiras Duais dos Praticantes Desportivos de Alto Rendimento (PDAR) é uma matéria prioritária para a Comissão Europeia. O ELIT-in está em linha com as EU Guidelines on Dual Careers of Athletes.