Duke Kahanamoku inventou o Surf moderno há 90 anos

Duke Kahanamoku inventou o Surf moderno há 90 anos

259

O havaiano Duke Kahanamoku, que faria esta 2ª Feira 125 anos, é considerado como o “pai” do Surf moderno, que nasceu precisamente no Havai em 1925, ou seja, há 90 anos.

O ex-atleta, que faleceu em 1968, para além de surfista, foi também nadador e actor, tendo participado em 18 filmes; nestas películas, Duke Kahanamoku tinha pequenas participações, fazendo quase sempre de rapaz haviano, que aparecia para compor o cenário onde estavam os actores principais.

Como nadador, o havaiano participou nos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo (Suécia) e nos Jogos Olímpicos de 1920, em Antuérpia; apesar da primeira Guerra Mundial ter eclodido entre os dois grandes eventos, Duke Kahanamoku (que serviu os Estados Unidos como militar) não sofreu qualquer ferimento grave.

Depois de alguns resultados menos conseguidos nos Jogos Olímpicos de 1924, em Paris (França), o havaiano decidiu retirar-se da alta competição e mudou-se para uma cabana no Havai, onde viveu até 1968, no meio da Natureza e das ondas.

Foi aí que resolveu inventar uma modalidade desportiva, mais concretamente o Surf, que consistia apenas em manter-se de pé numa prancha sobre as ondas rebeldes das praias do Havai.

Vários jovens, que não tinham qualquer divertimento nas ilhas norte-americanas, adoptaram o desporto como passatempo, divulgando-o aos imensos turistas que todos os anos passam férias nestas paisagens paradisíacas.

Estes turistas, principalmente europeus, australianos e sul-africanos, resolveram fazer algumas alterações, que acabaram por tornar o Surf como é conhecido nos dias de hoje.

Duke Kahanamoku também criou a primeira loja de artigos surfistas, que ficou muito famosa nos primeiros anos de funcionamento, com vendas astronómicas e rupturas de stocks variadíssimas vezes.

Medalhas Olímpicas de Duke Kahanamoku

OURO: 100m Livres (Jogos Olímpicos 1912); 100m Livres (Jogos Olímpicos 1920); 4x200m Livres (Jogos Olímpicos de 1920)

PRATA: 4x200m Livres (Jogos Olímpicos 1912); 100m Livres (Jogos Olímpicos 1924)

PARTILHAR