David Vaz e Tânia Neves vencem a Maratona de Mortágua

David Vaz e Tânia Neves vencem a Maratona de Mortágua

16

David Vaz (Saertex Portugal/Edaetech) e Tânia Neves (Clube BTT de Águeda/BlackJack) ganharam hoje a Maratona de Mortágua, segunda prova da Taça de Portugal de Maratonas BTT (XCM). Este resultado permitiu a ambos a subida ao topo da geral em elite.

Maratona de Mortágua 2015 - Pódio Elite (F)A prova de elite masculina manteve-se em aberto até final, com os três melhores a chegarem juntos aos últimos metros. David Vaz ganhou ao fim de 4h02m45s, menos 1 segundo do que o colega de equipa Renato Ferreira e menos 3 segundos do que José Rodrigues (FC Famalicão/Bike Zone/Soniturismo). David Vaz assumiu a liderança da geral, com 550 pontos.

A corrida de elite feminina foi mais desequilibrada. Tânia Neves cumpriu o percurso das senhoras em 3h43m58s, deixando a segunda classificada, Ilda Pereira (Mozinho MTB/Martos/HRV), a 1m39s. A terceira foi Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI), a 2m42s. Na geral, Tânia Neves e Ilda Pereira comandam, ambas com 500 pontos.

Em masters 30 venceram José Lourenço e Raquel Marques (ASC/Focus Team/Vila do Conde), o melhor master 35 foi Rui Torpes. Em masters 40 destacaram-se Francisco Anjos (Saertex Portugal/Edaetech) e Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI). O melhor master 45 foi José Rosa (Ser e Parecer-Bike Team), o vencedor em masters 50 foi Carlos Lima (EDV-VianaCycles/EntrePortas/MyPharma) e o primeiro em master 55 foi Luís Tomé (CD Camarneira/Pneubox).

A Maratona de Mortágua também foi pontuável para a Taça de Portugal de corredores com deficiência auditiva, categoria em que Ricardo Gomes (FC Famalicão/Bike Zone/Soniturismo) viria a revelar-se o mais forte.

A Saertex Portugal/Edaetech triunfou por equipas.

A próxima corrida pontuável para a Taça de Portugal de XCM é a Maratona de Estremoz, no dia 10 de Maio. Uma semana antes corre-se a Maratona de Mêda, pontuável para o circuito World Marathon Series.