Curling: A modalidade que junta pedras, vassouras e muito gelo

Curling: A modalidade que junta pedras, vassouras e muito gelo

O Curling é jogado numa pista de gelo, que tem 42 metros de comprimento e 4,25 metros de largura; no fim dessa pista está a chamada "casa de marcação" (vários anéis concêntricos) para onde as pedras com cerca de 20 Kg devem ser lançadas.

117

Com o frio a assolar várias regiões do Hemisfério Norte, a época dos Desportos de Inverno começa agora a dar os primeiros passos, como é o caso do desconhecido Curling.

Até ao próximo dia 27 de Novembro, a cidade escocesa de Renfrewshire recebe o Campeonato da Europa da modalidade, que vai fazer as delícias dos amantes deste desporto tão peculiar.

Como é habito nestas competições, os grandes candidatos são os países nórdicos ou do Leste da Europa, como é o caso da Suécia, da Noruega, da Finlândia e da Rússia, entre outros.

A Escócia, como joga em casa e tem grande tradição nesta modalidade também pode ter uma palavra a dizer, principalmente na fase de “round robin”, ou seja, todos contra todos.

O evento é um dos mais importantes deste ano civil, pois para além do título europeu também estão em jogo vários pontos que valem um apuramento para o Campeonato do Mundo (em 2017) e para os Jogos Olímpicos de Pyeongchang (em 2018).

Resumo das regras do Curling

O Curling é jogado numa pista de gelo, que tem 42 metros de comprimento e 4,25 metros de largura; no fim dessa pista está a chamada “casa de marcação” (vários anéis concêntricos) para onde as pedras com cerca de 20 Kg devem ser lançadas.

O objectivo do jogo, que é disputado por equipas com 4 elementos, é colocar a maior parte das 8 pedras (2 pedras para cada elemento) no centro da “casa de marcação”, ou “button”, como se diz em inglês.

Os pontos são obtidos pela proximidade das peças ao centro do “button”, isto é, se a equipa A tiver 1 peça mais perto do centro e a segunda peça mais perto for da equipa B, a equipa A soma apenas 1 ponto; no entanto, se a equipa A tiver duas ou mais peças mais perto do centro antes de haver uma peça da equipa B, soma 2 ou mais pontos.

Ao fim das 8 pedras contam-se os pontos e inicia-se novo “end” ou “set” como é no Ténis; ao fim de 10 “ends” somam-se todos os pontos obtidos e vence a equipa que tiver mais pontos.

Se no fim do 10º “end” houver um empate têm que se proceder a um ou mais “ends” de desempate; se ao fim do 6º “end” a diferença de pontos entre as equipas for muito grande, a formação que está a perder pode desistir e abandonar o jogo sem ser penalizada por isso.

Breve História do Curling

O Curling nasceu na Flandres na Idade Média, pois existem registos de jogos parecidos com o actual Curling em quadros do sec.XVI; jogava-se no Inverno, nos leitos gelados dos rios e com seixos; já as famosas vassouras (que servem para alisar o gelo fazendo com que a pedra deslize com maior facilidade) eram feitas de palha com um cabo de madeira.

O primeiro clube de Curling nasceu na Escócia com o nome The Royal Caledonian Curling Club, mas neste momento o país que tem mais praticantes é o Canadá, com mais de 1 milhão de atletas federados.

Melhores Jogadores Actuais

Femininos: Eve Muirhead (Escócia), Anna Sidorova (Rússia) e Binia Feltscher (Suíça)

Masculinos: Niklas Edin (Suécia), Thomas Ulsrud (Noruega) e Rasmus Stjerne (Dinamarca)