Confederação do Desporto organiza em Lisboa a AG da ENGSO

Confederação do Desporto organiza em Lisboa a AG da ENGSO

25

A European Non-Governmental Sports Organisation (ENGSO), entidade onde estão representadas confederações e comités olímpicos de 40 países da Europa, vai renovar a sua equipa dirigente na Assembleia Geral que se realiza em Lisboa nos dias 29 e 30 de Abril. A reunião é organizada pela Confederação do Desporto de Portugal, que representa o País na ENGSO desde 1995.

Confederação do Desporto de PortugalPara a Comissão Executiva da ENGSO, composta por nove elementos, haverá a eleição de seis dirigentes: presidente, vice-presidente, tesoureiro, dois directores e ainda o presidente da Juventude da ENGSO (ENGSO Youth), que integra por inerência a equipa dirigente. Aliás, a ENGSO Youth também realiza em simultâneo a sua assembleia, de onde sairá a Comissão da Juventude, de nove membros e com o mandato de dois anos. No caso da Comissão Executiva, o mandato dos eleitos é de quatro anos.

A ENGSO têm-se afirmado como uma voz líder do movimento desportivo europeu, primeiro junto do Conselho da Europa e, depois, da União Europeia. Para isso, partilha em Bruxelas com o Comité Olímpico Europeu um escritório de representação junto das instituições da União Europeia, de que é um interlocutor permanente.

Na agenda da ENGSO estão as questões de boa governação no desporto, associadas à transparência e integridade, e políticas de apoio ao voluntariado e ao desporto de base, integração de comunidades migrantes, desporto para deficientes, combate ao doping, a dupla carreira dos praticantes desportivos e o reforço da participação da mulher e dos jovens no dirigismo desportivo. Visa também a obtenção de posições comuns com outras organizações desportivas europeias de modo a constituir-se como um parceiro de lóbi junto dos decisores políticos.

O posicionamento da ENGSO permite associar à 23ª Assembleia Geral, a realizar em Lisboa, um seminário sobre o desporto na União Europeia, onde será feito o ponto da situação dos últimos desenvolvimentos da política europeia do desporto, a que se segue uma sessão sobre Desporto para Todos. Nesta sessão vai ser debatida a Semana Europeia do Desporto, que está prevista realizar-se em todos os países da União no próximo mês de Setembro. O seminário e a sessão decorrem no Museu do Desporto, no dia 29 de Abril, a partir das 14:30.

A cerimónia de abertura oficial da Assembleia Geral da ENGSO tem lugar no dia 29 de Abril, às 18:30, no edifício dos Paços do Conselho da Câmara Municipal de Lisboa, e os trabalhos vão decorrer no dia seguinte, no Hotel Tivoli Oriente, com início às 9:30.