Colecção de pódios de Sébastien Loeb e do Peugeot 208 WRX completa-se...

Colecção de pódios de Sébastien Loeb e do Peugeot 208 WRX completa-se em Riga

Vencedor da sua Semi-Final em Riga, no âmbito da 10ª jornada do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross 2017, Sébastien Loeb pretendia repetir a vitória alcançada no ano passado neste circuito mas assegurou um novo 3º lugar na Final da prova.

27

Sebastien Loeb - World Rallycross 2017 - RigaVencedor da sua Semi-Final em Riga, no âmbito da 10ª jornada do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross 2017, Sébastien Loeb pretendia repetir a vitória alcançada no ano passado neste circuito mas assegurou um novo 3º lugar na Final da prova.

Com um início de fim-de-semana modesto (foi 10º na Q1), Sébastien Loeb soube depois inverter a situação de modo perfeito, vencendo a Q4, o que o fez ascender ao 2º lugar na classificação intermédia. Vencendo, depois, a sua Semi-Final, alinhava na Final com grandes ambições.

Após uma partida menos inspirada, viu-se empurrado por um adversário, caindo para último, para encetar uma recuperação que o levaria a ultrapassar três adversários e a ascender ao seu 6º pódio na presente temporada, o 8º do PEUGEOT 208 WRX.

Quanto a Timmy Hansen, teve um fim-de-semana mediano. Sétimo classificado no final das Qualificações, foi apenas 5ª na sua Meia-Final, não se qualificando, pela primeira vez na presente temporada, para a Final.

Sexto classificado na Q1 e alcançando um soberbo 4º lugar na Q3, Kevin Hansen qualificou-se, mais uma vez e facilmente, para as Semi-Finais. O seu sonho, muito realista, de acesso à Final só se viu interrompido devido a uma má estratégia de corrida.

Comentários

Kenneth Hansen, Director de Equipa
“Temos demonstrado um grande potencial mas, por motivos diversos, não conseguimos juntar todas as peças deste puzzle. Foi pena. Nas Semi-Finais, o Timmy teve de se curvar no ‘mano a mano’ que teve com o Bakkerud, perdendo bastante terreno. Na outra Semi-Final, pedimos ao Kevin para fazer a Joker-Lap cedo demais e, no fim, não conseguiu qualificar-se para a Final, para a qual trabalhou de modo brilhante.

Já o Sébastien, depois de vencer a sua Semi-Final, fiquei convencido de que poderia ganhar também a Final. Mas não fez uma boa partida e foi neutralizado pelo Ekström, com uma manobra pouco desportiva, caindo na classificação. Fez depois uma grande corrida. Quero dar os parabéns ao Johan Kristoffersson pelo seu título. É um adversário muito forte e sempre correcto em pista. Gostamos muito dele, sendo, também, um bom amigo do Timmy e do Kevin. O título é merecido”.

Sébastien Loeb, PEUGEOT 208 WRX #9
“Penso que foi um fim-de-semana muito positivo. Acabei em 2º após as Qualificações, com uma vitória na Q4, depois venci a minha Semi-Final e fui 3º na Final, o que é muito bom. Agora, acho que podia ser ainda melhor na Final. Não arranquei bem e depois fui empurrado pelo Mattias, que arranjou modo de colocar o nariz do seu carro contra o meu, empurrando-me para a gravilha, fazendo-me perder muito tempo.

Todos se foram embora e eu fiquei em último, iniciando a recuperação rumo ao pódio, adoptando um bom ritmo. É bom ver que estamos em luta com a Volkswagen. Parabéns ao Johan Kristoffersson pelo seu título. Ele fez uma temporada muito boa. É um piloto constante e limpo, sempre rápido, sempre na luta”.

Timmy Hansen, PEUGEOT 208 WRX #21
“O dia de Sábado foi muito bom, mas fiz uma má Q3 após uma partida falhada. Ganhei a minha Q4, mas dado que a pista estava a secar, fui caindo na classificação. Na Semi-Final fiz um bom arranque e depois tive uma luta intensa com o Bakkerud. Eu estava por fora e depressa fiquei na relva. Depois passei o Nitiss mas foi impossível juntar-me aos restantes. Depois vieram os problemas eléctricos. É a primeira vez nesta temporada que não estou numa Final. É, por isso, uma grande decepção”.

Kevin Hansen, PEUGEOT 208 WRX #71
“Tive, de novo, um bom ritmo ao longo do fim-de-semana. Fui 6º na Q1 e 4º na Q3, dois bons resultados. Estava ansioso por disputar a Meia-Final. Infelizmente, o início foi agitado e o Petter magoou-se, algo que nos deixa sempre tristes. Depois, o facto de fazer a Joker-Lap logo na segunda volta não provou ser a opção correcta e fiquei preso na 4ª posição, numa altura em que estava convicto que iria fazer a minha primeira Final da temporada”.

Classificações – Riga

1º Johan Kristoffersson(Volkswagen Polo GTI)
2º Mattias Ekström (Audi S1)
3º SébastienLoeb (PEUGEOT 208 WRX)
4º Andreas Bakkerud (Ford Focus RS)
5º JanisBaumanis (Ford Fiesta)
6º Nico Muller (Audi S1)

Campeonato 2017

Pilotos
1º Johan Kristoffersson (Volkswagen Polo GTI), 271 pontos
2º Petter Solberg (Volkswagen Polo GTI), 209
3º Mattias Ekström (Audi S1), 204
4º Sébastien Loeb (PEUGEOT 208 WRX), 194
5º Andreas Bakkerud (Ford Focus RS), 165
6º Timmy Hansen (PEUGEOT 208 WRX), 152*
7º Toomas Heikkinen (Audi S1), 99
8º Ken Block (Ford Focus RS), 98
9º Timo Scheider (Ford Fiesta), 87
10º Kevin Eriksson (Ford Fiesta), 84 | Kevin Hansen (PEUGEOT 208 WRX), 84

Equipas
1º Volkswagen PSRX, 480 pontos
2º Team Peugeot Hansen, 346*
3º EKS Audi, 303
4º Hoonigan Racing Division, 263
5º MJP Racing Team Austria, 182
6º STARD, 151

* Total tendo em conta uma penalização de 15 pontos desta prova pelo recurso a um 4º motor na presente temporada no carro de Timmy Hansen