CNU’s 2015: Últimas provas com Minho, U.Porto e Nova em destaque

CNU’s 2015: Últimas provas com Minho, U.Porto e Nova em destaque

42

O Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre terminou ontem (dia 25), sem alterações ao pódio colectivo, renovando assim o título de campeã nacional universitária à Universidade do Porto. Esta, com 49 atletas inscritos e 63 participações, conseguiu assegurar presença em quase todos os pódios das várias disciplinas disputadas e assim arrecadar mais de uma dezena de medalhas, entre elas quatro ouros – no Lançamento do Martelo (f), no Triplo Salto (m), no Dardo (f) e na Estafeta ‘meddley’ (f).

CNU's 2015Também a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) assegurou a manutenção no 2º lugar do pódio colectivo, o que não causou surpresa pelo número de vezes que os seus atletas ouviram os seus nomes serem chamados ao pódio, dos quais duas foram para o 1º lugar – nos 400 metros (f) e no Triplo Salto (f).

Por fim, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) também se manteve na 3ª posição, com 36 participações, e com destaque para as três medalhas dos 10.000 metros marcha masculino que arrecadou. Também na Estafeta ‘meddley’ masculina, a equipa da Covilhã conseguiu terminar em primeiro.

Os ouros das restantes disciplinas da modalidade foram distribuídas pelos clubes participantes, conseguindo a Associação de Estudantes do ISCTE (AEISCTE-IUL) vencer as provas do masculino de 1500 metros e de 100 metros. Entre outras presenças no pódio, uma das mais frequentes foi também a equipa do Instituto Politécnico de Leiria – nos 1500 metros masculinos e femininos (3º e 2º lugares, respectivamente), nos 3º lugares das disciplinas de Martelo (m), de 100 metros (m), de Estafeta ‘meddley’ (m e f), e nos 400 metros (m).

Destaque também para a Associação de Estudantes do ISCSEM, com dois ouros – nos 100 metros (f) e nos 5000 metros (m) –, uma prata no Dardo (m) e um bronze nos 400 metros (f), e para a Universidade Nova de Lisboa, com um ouro no Salto em Altura (m), uma prata – 400 metros (f) – e dois bronzes – 400 metros (m) e Dardo (m).

As provas de Atletismo Pista Ar Livre decorreram no Estádio 1º de Maio, inseridas no programa das Fases Finais Concentradas dos CNU’s de 2015.

Simultaneamente, decorreu o CNU de Corfebol, no Campus de Gualtar da Universidade do Minho. Em disputa encontravam-se 15 equipas de sete clubes, dos quais a NOVA participou com cinco, a AAUAv com três, a U.Porto com três, o Instituto Politécnico do Porto (IPP) com duas e a Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAIPLisboa), a AE do Instituto Superior Técnico (AEIST) e a anfitriã AAUM, com uma equipa cada.

A grande vencedora foi a NOVA, com a sua primeira equipa, que venceu à segunda da Académica de Aveiro por 5-2. Os clubes finalistas não eram surpresa, uma vez que as meias-finais foram disputadas entre AAUAv 2 com a NOVA 3, e a NOVA 1 com a AAUAv 1. Assim, o 3º e 4º lugar também ficaram entregues a estes clubes, sendo que o bronze ficou com a NOVA 3, que venceu a equipa aveirense por 2-1.

Por fim, o CNU de Escalada Dificuldade encerrou os CNU’s 2015. A prova decorreu hoje (dia 26), no Pavilhão Multidesportivo de Gualtar. No masculino, João Sabugueiro, da U.Porto e vice-campeão nacional universitário desta vertente, conseguiu alcançar o 1º lugar e arrecadar mais um ouro para a sua equipa. No feminino, foi a campeã nacional universitária, Olha Fedyuk, do IPP, que assegurou o título mais uma vez.

Os restantes atletas que disputavam a prova masculina terminaram em 2º lugar, João Gomes e Cédric Figueiredo levaram a prata para a equipa da casa (AAUM), Manuel Carvalho levou-a para a U.Porto e Ricardo Sacramento para o IPP.

No feminino, Rita Faria recebeu a prata, e Vânia Sousa e Rita Neves o bronze para a AAUM.

Este CNU, juntamente com os de Escalada Boulder e Velocidade, determinam o título colectivo, que se manteve na casa anfitriã e já campeã nacional universitária da modalidade, AAUM. Segue-se a U.Porto, que também repete a sua posição, e o IPP que retirou, assim, o bronze à AE da Faculdade de Motricidade Humana.

Resultados Atletismo Pista Ar Livre:
http://aabraga.pt/aab/competicao/resultados/20150425CampNalUniverr1.pdf

PARTILHAR