CNU’s 2015: Conhecidos campeões de algumas modalidades

CNU’s 2015: Conhecidos campeões de algumas modalidades

32

Num dia cheio de finais, já são conhecidos os campeões nacionais universitários das modalidades de Basquetebol, Futebol 11, Hóquei em Patins e de Voleibol. O Minho acumulou mais dois ouros, a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) dominou o Basquetebol, e a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP), com um ouro cada um, fecharam as contas de mais um dia das Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s).

CNU's 2015 - Voleibol FemininoA Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) sagrou-se bicampeã nacional universitária de Futebol 11, após vencer a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP), por 4-1. Após derrotarem a vice-campeã nacional, a Associação Académica de Coimbra (AAC), nas meias-finais, a AEFADEUP sonhou mais alto e, após estar a perder por 2-0, ainda conseguiu reduzir a diferença e aumentar a esperança dos atletas do Porto. Mas os minhotos foram mais fortes e acabaram por vencer, acumulando mais um campeonato para o clube. A AAC venceu o jogo para os 3º e 4º lugares, devido à falta de substitutos da equipa adversária (a Associação Académica da Universidade da Beira Interior) que jogou apenas com sete e viu um deles lesionado.

Em Gualtar, o IPP venceu pelo terceiro ano consecutivo o campeonato nacional universitário de Voleibol masculino. Quatro finalistas e dois jogos para decidir os três melhores na modalidade, mas uma coisa já era certa – o campeão iria ser do Porto. Economia (AEFEP) e Desporto da Universidade do Porto disputavam o 3º lugar, enquanto a Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) tentou roubar o título ao IPP, clube que já o detém há três anos. Depois de a AEFADEUP vencer a AEFEP (que perdeu assim o bronze conquistado em 2013/2014) e assegurar a sua presença no pódio, foi tempo para assistir à grande final e fazer claque pela preferida.

No feminino, a AAUM suou para conseguir vencer e sagrar-se campeã, necessitando de cinco sets para que isso fosse possível, mas acabou por empurrar a AEFADEUP para o 2º lugar. Quem disputava também este pódio era a Católica do Porto e a AAUAv, e a vitória da primeira sobre a segunda ditou que o pódio haveria de ser ocupado por equipas do Norte.

No Hóquei em Partins, o Minho voltou a ‘cheirar’ o ouro, mas desta vez a NOVA queria vingar o bronze do ano anterior e ambicionou mais a vitória, vencendo a partida por 5-1. Aqui também a AEFADEUP voltou a subir ao pódio, garantido o 3º lugar com a clara vitória por 10-3 sobre a formação de Aveiro.

Por fim, o Basquetebol foi entregue às equipas da AAUAv. As meninas, já campeãs nacionais universitárias da modalidade, asseguraram o título por mais um ano, ao vencerem a AAC por 67-55. Já o Minho deixou passar este pódio à AEFEUP, por uma diferença mínima de um ponto (65-64). O mesmo não aconteceu com a formação minhota masculina, que impediu o AEIST de conquistar o bronze (55-53). Aqui, a AEFADEUP voltou a falhar o ouro (68-74) e manteve-se na mesma posição da época anterior.

Os vencedores destes campeonatos apuraram-se para os Campeonatos Europeus Universitários de cada modalidade que, este ano por ser ano ímpar, realizam-se em vários países da Europa.

Das dez modalidades incluídas no programa das Fases Finais Concentradas dos CNU’s 2015, restam apenas três, que vão decorrer durante o fim-de-semana. Hoje (25 de Abril), tem início o CNU de Corfebol e de Atletismo Ar Livre.

PARTILHAR