Taça Ciclocrosse 2016: Joana Monteiro e Vítor Santos ganham etapa transmontana

Taça Ciclocrosse 2016: Joana Monteiro e Vítor Santos ganham etapa transmontana

Vítor Santos e Joana Monteiro venceram hoje, em Torre Dona Chama, Mirandela, as provas de elite da segunda etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse 2016.

58

Vítor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) e Joana Monteiro (ASC/Focus Team/Vila do Conde) venceram hoje, em Torre Dona Chama, Mirandela, as provas de elite da segunda etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse.

A corrida de elite masculina foi electrizante do princípio até ao final, com a pista a encher-se de emoção com o duelo, ao segundo, entre dois corredores da Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão, Vítor Santos e Roberto Ferreira, e um representante da ASC/Focus Team/Vila do Conde, Mário Costa.

O trio deixou os demais para trás e comandou a corrida até final. A prova acabou por decidir-se por diferenças escassas. Vítor Santos triunfou, deixando Mário Costa apenas a 3 segundos e Roberto Ferreira a 7 segundos. Nas contas da geral, este resultado permitiu ao campeão nacional, Vítor Santos, empatar no topo da tabela com Mário Costa, deixando a competição ao rubro para as próximas jornadas.

Joana Monteiro foi claramente superior na corrida de elite feminina. Cortou a meta com uma margem folgada, 2m18s, sobre a concorrente mais directa, Ana Rita Vigário (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão). Cecília Araújo (ProRebordosa/Garrafeira Gomes/Oforsep) foi a terceira classificada, a 5m38s.

Carlos Salgueiro (ProRebordosa/Garrafeira Gomes/Oforsep) impôs-se entre os júniores, com um desempenho que lhe permitiu cimentar a primeira posição na geral da Taça. Raquel Queirós (ASC/Focus Team/Vila do Conde) foi a mais forte na categoria feminina de sub-23, mas Marta Branco (Maiatos/Reabnorte/BikeZone), segunda classificada, segurou o primeiro posto na geral.

Em cadetes brilharam os corredores que já tinham triunfado em Vouzela, Tiago Sousa e Ana Santos, ambos do ASC/Focus Team/Vila do Conde.

Os veteranos masculinos que chegaram a Torre Dona Chama na frente da Taça de Portugal reforçaram a posição neste Domingo, pois voltaram a ganhar. Aconteceu ao master 30 Rúben Nunes (ASC/Focus Team/Vila do Conde), ao master 40 António Sousa (ProRebordosa/Garrafeira Gomes/Oforsep) e ao master 50 Rodolfo Lopes (EDV-Viana Cycles/EntrePortas/MyPharma). Raquel Marques (ASC/Focus Team/Vila do Conde) ganhou a corrida transmontana de masters femininas, mas Marina Leitão (Vasconha BTT Vouzela) mantém o lugar no topo da geral.

João Cruz (ASC/Focus Team/Vila do Conde) foi o melhor juvenil, numa corrida que não pontua para qualquer ranking e que pretende servir de primeiro contacto com esta disciplina para os jovens que estão em transição das escolas para as categorias de competição.

A terceira etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse vai realizar-se na Quinta do Anjo, Palmela, no dia 18 de Ddezembro.