Challenge Cup 2017: AJF Bastardo e SL Benfica querem casa cheia

Challenge Cup 2017: AJF Bastardo e SL Benfica querem casa cheia

As equipas de séniores masculinos da AJF Bastardo e do SL Benfica disputam amanhã, em casa, a primeira mão dos 8ºs de final da Challenge Cup 2016/17

41

As equipas de séniores masculinos da Associação de Jovens da Fonte do Bastardo e do Sport Lisboa e Benfica disputam amanhã, em casa, a primeira mão dos oitavos-de-final da Challenge Cup, frente a, respectivamente, Galatasaray HDI Istanbul (Turquia) e Chaumont VB 52 (França).

O SL Benfica é o primeiro a entrar em acção, recebendo o Chaumont VB 52 pelas 18h00. O jogo pode ser seguido em directo na Benfica TV e em diferido.

O oposto Hugo Gaspar conhece bem o poderio dos gauleses e quer ‘casa cheia’ no pavilhão Nº 2 da Luz, de forma a que o apoio à sua equipa funcione como pressão extra sobre o adversário.

“Nos últimos jogos das competições europeias chegámos a ter a casa cheia; por isso, quanto mais adeptos tivermos melhor. Maior será a nossa família e também a pressão sobre a equipa adversária. A grande diferença entre os jogos nacionais e os europeus está nos adversários, que são muito mais complicados. São adversários que têm um ritmo de jogo completamente diferente do nosso. O Chaumont VB 52 ocupa o primeiro lugar na Liga Francesa, o que evidencia uma grande regularidade e mostra que está a atravessar um bom momento de forma e, por isso, espera-se um grande embate”, salientou o capitão dos encarnados, em declarações à Benfica TV.

O segundo jogo será disputado no reduto dos gauleses, líderes isolados da Ligue LAM, no dia 1 de Fevereiro (20h00 locais).

Se eliminar os franceses, a equipa orientada por José Jardim irá enfrentar nos quartos-de-final o vencedor do prélio entre os eslovacos do Spartak Myjava e os croatas do Mladost Zagreb.

Nas duas últimas edições da Challenge Cup, a formação encarnada alcançou o 2º (2015, vitória dos sérvios do Vojvodina NS Seme Novi Sad) e o 3º lugar (2016, eliminado nas meias-finais por aqueles que seriam os vencedores da prova, os italianos do Calzedonia Verona, actual equipa de Alexandre Ferreira).

Nos 16 avos-de-final, o SL Benfica eliminou – 3-2 (25-12, 25-18, 17-25, 26-28 e 15-10) na Luz e 3-2 (25-21, 23-25, 21-25, 32-30 e 15-12) na Suíça – os helvéticos do Biogas Nafels.

Por seu turno, os campeões nacionais recebem os turcos do Galatasaray no Complexo Desportivo Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória, Ilha Terceira, nos Açores, às 20h30 locais (21h30 em Portugal continental).

O experiente libero Carlos Teixeira tira o azimute ao próximo desafio da equipa orientada por João José.

“Este jogo com o Galatasaray está enquadrado numa competição que nos tem ajudado muito a crescer como equipa. Sei que é uma equipa que depende muito da inspiração das suas duas estrelas, o polaco Zbigniew Bartman [oposto] e o francês Samuele Tuia [z4], e cabe ao nosso colectivo encontrar as soluções para os parar.

Este jogo acontece numa boa altura para nós, principalmente após o belo jogo que fizemos com o Esmoriz GC para o Campeonato Nacional. Demos mostras de grande solidez na recepção e o nosso serviço não pára de melhorar. Sabemos que vamos poder contar com o apoio incondicional do nosso público. A prova é que, no Sábado, apesar de o jogo ter sido adiado das 19h00 para as 21 horas, o pavilhão estava praticamente cheio”.

O jogo pode ser seguido em directo na RTP Açores. O jogo da 2ª mão está agendado para o dia 2 de Fevereiro (18h30 locais).

Nos 16 avos-de-final, os campeões nacionais eliminaram os romenos do Tricolorul LMV Ploiesti no Golden Set: (1-3: 22-25, 22-25, 25-23, 13-25, com 15-12 no Set Dourado). Na 1ª mão, os açorianos tinham vencido, na Praia da Vitória, por 3-1 (24-26, 25-13, 25-22 e 26-24).

Se ultrapassar os otomanos, a equipa orientada por João José vai encontrar nos quartos-de-final o vencedor da eliminatória entre os checos do Jihostoj Ceske Budejovice e os israelitas do Maccabi Tel-Aviv, antiga equipa de Valdir Sequeira.

Na Liga dos Campeões, o SCM Universitatea Craiova, de Marcel Keller Gil, que ocupa o 4º lugar na Liga da Roménia, visita hoje (20h30 locais) os italianos do Azimut Modena, em jogo da 3ª jornada da Poule D da Liga dos Campeões – masculinos, que poderá ser seguido em directo.

Na Poule C, os franceses do Paris Volley, de Nuno Pinheiro, vão tentar conquistar a sua primeira vitória frente aos turcos do Arkas Izmir, que visitam amanhã (20h30 locais) a Cidade Luz. Este jogo dos campeões gauleses e actuais 3ºs classificados na Ligue A, também pode ser seguido em directo.