Cátedra do Real Madrid aprova projecto ‘Creative Talent’ da UTAD

Cátedra do Real Madrid aprova projecto ‘Creative Talent’ da UTAD

64

O projecto Creative Talent, uma parceria entre investigadores da Universidade Europeia de Madrid (UEM), Universidade Politécnica de Madrid e da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – CreativeLab/CIDESD, foi aprovado pela cátedra da Escola Universitária do Real Madrid com um financiamento total de 6.000€.

O projecto, coordenado pelos investigadores Sérgio Jiménez (UEM) e Jaime Sampaio (UTAD), tem como objectivo “implementar e testar programas de treino da criatividade em simultâneo com a criação de ambientes inteligentes que potenciem o desenvolvimento do talento no desporto”.

Em Vila Real, esta fase funcionará com recurso ao Talentódromo, estrutura de desenvolvimento de talentos desportivos, apoiado também pela Câmara Municipal de Vila Real.

Da equipa que levará a cabo o projecto fazem parte, também, o docente e investigador da UTAD, Nuno Leite, e diversos bolseiros financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que têm já produzido trabalho substancial nestes domínios do treino desportivo.

O suporte científico das actividades é realizado com equipamentos e tecnologia avançada, disponíveis no CreativeLab e no TalentLab da UTAD. Numa fase posterior, serão também investigados os processos de transferência do talento no desporto para contextos laborais e escolares.

A cerimónia de atribuição de financiamento dos projectos aprovados pela cátedra da Escola Universitária do Real Madrid realizou-se a 9 de Junho no estádio Santiago Bernabéu com a presença de Florentino Pérez e do director da Cátedra e prémio Nobel, Mário Vargas Llosa.