Carlos Vieira continua na Sports&You em 2016, agora com um DS3 R5

Carlos Vieira continua na Sports&You em 2016, agora com um DS3 R5

474

Carlos Vieira volta a integrar a estrutura da desportiva da Sports&You, para participar no Campeonato Nacional de Ralis 2016 ao volante de um DS3 R5, tendo Luís Ramalho como navegador. Originário de Fafe, o piloto destaca-se pela dupla versatilidade em termos de experiência desportiva, numa carreira muito edificada nos circuitos, mas com sólidas provas nos ralis, como se comprovou no ano agora findo.

Carlos Vieira assume que o seu primeiro objectivo é “continuar a aprendizagem nos ralis, disciplina que até este ano eu desconhecia por completo, nunca tinha sequer assistido a uma prova”.

“Tenho tudo para aprender e é isso que quero fazer. Estou inserido numa grande equipa, que ao longo deste ano já me permitiu evoluir bastante. Sei que tenho condições para fazer um bom trabalho e que vou estar aos comandos de um carro muito competitivo. A ideia é fazer o melhor possível, mas sabendo que me falta experiência, que preciso de acumular”, acrescenta o piloto.

O piloto confirma também que vai “cumprir a totalidade das provas do Campeonato Nacional de Ralis”, não estando, nesta fase, previsto que façam provas fora de solo português.

“Não colocando totalmente de parte essa possibilidade, o plano que está traçado inclui apenas as provas nacionais…”

Nascido em 1983, desde cedo descobriu a sua paixão pelo desporto motorizado. Iniciou a sua carreira em 2010 na Copa Peugeot 207 THP espanhola, num ano de estreia repleto de emoções, concluindo o troféu no 5º lugar, entre os 22 concorrentes. No palmarés desta competição de velocidade Carlos Vieira registou uma vitória, três presenças no pódio e quatro voltas mais rápidas.

Manteve-se em Espanha no ano seguinte, alcançando o 2º lugar da categoria GT Light no Campeonato de Espanha IBER GT, fazendo dupla com Joffre Didier. Obteve quatro pole-positions, seis presenças no pódio e quatro vitórias. Uma temporada fantástica, que sublinhou a sua qualidade como piloto de velocidade e que o levou, em 2012, a conquistar o seu primeiro titulo de Campeão Nacional de GT, a meias com César Campaniço, vencendo também o Iberian Supercars Trophy.

Subiu ao pódio em todas as seis jornadas duplas, garantindo quatro vitórias. Venceu também a Taça de Portugal de GT, de forma espectacular e inequívoca, com um 1º lugar em ambas as corridas do programa. No ano seguinte, Carlos Vieira manteve-se no Campeonato de Portugal de Circuitos, vencendo todas as corridas e só um problema administrativo o impediu de ser campeão. No ano de 2014 estreou-se nos Sport-Protótipos, fazendo equipa com Pedro Salvador, sagrando-se vice-campeão. Alcançou o 1º lugar na Rampa da Falperra, na Rampa da Covilhã e ainda no Circuito Vila Real Racing Weekend.

Seguiu-se um ano de viragem na carreira, com a estreia nos ralis em 2015, num projecto arrojado com um Porsche 997 Supercup da categoria RGT. Apesar da mudança de ambiente, ficou desde logo demonstrada a grande rapidez trazida da velocidade, aqui já com Luís Ramalho a navegá-lo. A vitória na categoria no Rali Vidreiro/Centro de Portugal (5º lugar absoluto), onde registou o melhor tempo absoluto em alguns dos troços de asfalto, somado aos outros resultados do ano, valeram-lhe o vice-campeonato na categoria.

Já no final do presente ano, Carlos Vieira teve um duplo baptismo, em pisos de terra e numa viatura da categoria R5 (Ford Fiesta R5). Protagonista dos dois últimos ralis do Nacional – Mortágua e Casinos do Algarve – ali alcançou outros tantos 4ºs lugares, registando o melhor tempo em algumas especiais, naquela que foi a sua estreia com um carro tracção as quatro rodas.

Segue-se um grande desafio em 2016, com a dupla Carlos Vieira/Luís Ramalho a ver-se integrada na estrutura da Sports&You, aos comandos do DS3 R5 igual ao Campeão Nacional de Ralis 2015.