Caramulo Motorfestival 2016: Novidades do maior evento automóvel nacional

Caramulo Motorfestival 2016: Novidades do maior evento automóvel nacional

Pilotos de luxo; concurso de fotografia; Rampa Histórica do Caramulo: espectáculo aéreo de aviões clássicos; exposição 'BMW – 100 Anos em Movimento'.

1042

Painel de pilotos de luxo conta com Elisabete Jacinto, André Villas-Boas, Tiago Magalhães e Ivo Lopes, entre outros. Concurso de fotografia comemorativo das dez edições passadas. Rampa Histórica do Caramulo, ralis e concentrações celebram o espírito dos clássicos. Espectáculo aéreo de aviões clássicos e actividades lúdicas e outdoors completam programa para toda a família. Nova exposição ‘BMW – 100 Anos em Movimento’ aberta em horário alargado no Museu do Caramulo durante os dias do festival.

Na preparação da XI edição do Caramulo Motorfestival – Festival Internacional de Veículos Clássicos e Desportivos, que regressa à serra do Caramulo nos dias 2, 3 e 4 de Setembro, a organização apresenta os destaques e as novidades de um programa excepcional.

O Caramulo Motorfestival vai contar com um leque de luxo de convidados, que irão marcar presença no evento e participar na rampa em demonstração, mostrando ao público o que de melhor sabem fazer. Estão confirmadas as presenças de André Villas-Boas, com o seu BAC Mono, e de Elisabete Jacinto, com o seu camião todo-terreno. Em representação das duas rodas, estará Tiago Magalhães, o actual campeão nacional de Superbike e Ivo Lopes, ambos pilotos da Kawasaki Oneundret Racing Team e, ainda, Rodrigo Correia, o jovem piloto que se encontra a disputar o Campeonato Nacional de Karting – Cadetes e que percorrerá os palcos do Caramulo em duas ou quatro rodas.

Como não poderia faltar, o campeão do Campeonato Nacional de Montanha 2015, João Fonseca, marcará também presença neste Caramulo Motorfestival, exibindo a sua perícia técnica, em velocidade, na mítica rampa do Caramulo.

Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival será, como já é tradição, a Rampa Histórica do Caramulo, prova direccionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade, que, este ano, conta com a co-organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria. A organização preparou um conjunto de novidades quer ao nível da distribuição das categorias, quer na reorganização das subidas ao longo dos dois dias de prova, potenciando o espectáculo para os pilotos e público, que poderá ainda desfrutar de um conjunto de outros atractivos entre as subidas.

Característicos do Caramulo Motorfestival, regressam o Rally Histórico Luso-Caramulo, o Passeio Clássico Tondela-Caramulo, o Rally Targa-Caramulo, os passeios Porsche, Honda S2000, MX-5, MG TF e Salamanca-Caramulo, entre outros, a concentração Vespa Caramulo, a Raiada, dedicada às bicicletas antigas, as Concentrações de automóveis e motociclos clássicos no Caramulo (Clubes) e a Feira de Automobilia do Caramulo, cujos visitantes ficarão habilitados a ganhar subidas de rampa entre outros prémios, a sortear nos dias de Sábado e Domingo, como capacetes da marca portuguesa CMS Helmets ou produtos marca Archoil.

A organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui actividades lúdicas e radicais Outdoor, parques infantis insufláveis, e bares e zonas ‘chill out’ com música durante todo o evento. Junta-se, ainda, o Glamping, uma modalidade de alojamento que pretende oferecer alternativas para quem pretende desfrutar do evento do primeiro ao último dia, conjugado com animação de rua que, este ano, será mais uma novidade.

Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o espectáculo aéreo de aviões clássicos, a cargo do Aero Club Vintage e do Museu Aero Fénix, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores.

No ano em que se comemora cem anos da BMW, o Museu do Caramulo apresenta a exposição temporária ‘BMW – 100 Anos em Movimento’, que pretende dar a conhecer os principais marcos da história da marca alemã. Esta exposição pode ser visitada no museu, que estará aberto em horário alargado nos três dias do evento. No exterior, destaque para os passeios dos clubes oficiais da marca – BMW Auto Clube de Portugal e BMW M Clube de Portugal – que visitarão o evento no Domingo, assinalando assim o aniversário da marca.

Para assinalar os dez anos do evento (2006-2016), a organização lança o repto a todos os visitantes das edições passadas para que lhes sejam enviadas, até 20 de Agosto, as melhores fotos tiradas por si no Caramulo Motorfestival, desde a primeira edição em 2006 até à edição de 2015, realizando assim o concurso de fotografia ‘Caramulo Motorfestival – 10 Anos, 10 Flashs’. As dez fotos vencedoras poderão ser vistas em exposição no Museu do Caramulo, durante o próprio evento.