Campeonato da Europa Sub-21: Portugal vence Macedónia mas erros defensivos ditam afastamento

Campeonato da Europa Sub-21: Portugal vence Macedónia mas erros defensivos ditam afastamento

Golos de Enis Bard e Kike Markoski reduziram a diferença e o apuramento de Portugal desvaneceu-se no horizonte.

43

Euro'2017A Selecção Nacional Sub-21 venceu, por 4-2, a sua congénere da Macedónia, em jogo a contar para a 3ª e última Jornada do Grupo B do Campeonato da Europa da categoria, disputado no Estádio Gdynia, na Polónia.

Depois da vitória da Eslováquia sobre a Suécia, por 3-0, a equipa lusa já sabia que tinha de vencer o jogo por 4 golos de diferença, de modo a anular a diferença de golos da formação eslava.

Edgar Ié ainda marcou aos 2 minutos, mas depois o ataque português foi pouco eficaz, apesar de ter criado inúmeras oportunidades de golo, situação que deixou Rui Jorge com um sentimento agri-doce.

Aos 22 minutos, Bruma apontou o 2-0 e tudo parecia bem encaminhado para Portugal, mas ainda antes do intervalo, Enis Bardi reduziu a diferença e o apuramento desvaneceu-se no horizonte.

Na segunda metade, Daniel Podence ainda festejou o 3-1, mas a Macedónia viria novamente a reduzir para a diferença mínima, com um golo de Kire Markoski, aos 80 minutos.

Com apenas 10 minutos para se jogar, Portugal tinha 6 golos marcados e 5 sofridos, ou seja, já só precisava de ganhar por 3 golos de diferença, já que a diferença entre marcados e sofridos era a mesma da Eslováquia, mas os golos marcados já eram mais. [se Portugal vencesse por 3-0, ficava com 6 golos marcados e 3 sofridos, a mesma marca da Eslovénia na diferença, nos golos marcados e nos golos sofridos, passando a valer a disciplina – cartões amarelos e cartões vermelhos- como critério de desempate, capítulo que a Selecção eslava dominava].

No derradeiro minuto, Bruma fez o 4-2 e bastava apenas um golo para Portugal fazer a festa, mas nos descontos vários erros da equipa de arbitragem (a expulsão de João Cancelo depois de ter sofrido uma falta) deixaram a equipa lusa cada vez mais afastada do seu grande objectivo, que esteve perto de acontecer e que Portugal merecia.

Neste Sábado, fecha-se a Fase de Grupos do Campeonato da Europa de Sub-21, com a realização da 3ª e última jornada do Grupo C, onde Alemanha, Itália e Rep. Checa lutam pelos dois primeiros lugares do grupo e pelo consequente apuramento para as fases a eliminar.