BMW Brasil conquista 2º lugar do pódio na qually em Nogaro

BMW Brasil conquista 2º lugar do pódio na qually em Nogaro

16

A temporada 2015 do Blancpain Sprint Series começou positiva para a equipa brasileira BMW Team Brasil em Nogaro (França). O elenco comandado por António Hermann e Washington Bezerra garantiu o primeiro pódio do ano, conquistado pela dupla Dirk Müller/Maxime Martin no BMW Z4 #77, que completou a Corrida Classificativa deste Domingo (5) na segunda posição, a 0.552 do vencedor Stephane Richelmi/Stephane Ortelli do Audi R8 #3. Christopher Mies/Enzo Ide, do Audi R8 #2, completou o pódio.

Blancpain Sprint Series 2015 - 1ª Etapa - Pódio Corrida ClassificativaA outra dupla da equipa verde e amarelo, Rodrigo Sperafico/Ricardo Sperafico, do BMW Z4 #0, reagiu e terminou em nono, após largar do último posto, devido a uma punição recebida pelo facto de a equipa ter feito manutenção no carro (os pilotos estavam com problemas nos freios) após a sessão de classificação, o que não é permitido no regulamento. Nesta Segunda-feira (6), acontece a Corrida Principal, com largada às 8h10 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal SporTV.

A corrida deste Domingo teve uma confusão logo na largada e alguns competidores acabaram por se envolver em incidentes. Mas as duplas da equipa brasileira saíram ilesas e seguiram com os seus objectivos.

No BMW Z4 #77, o alemão Dirk Müller, que fez a primeira parte da prova, largou bem, manteve-se em segundo até à paragem para troca de pilotos. Mais uma vez a equipa brasileira fez uma espectacular troca de pneus e pilotos, ganhando quase seis segundos ao Audi #3. O belga Maxime Martin imprimiu um ritmo alucinante e colou-se ao Audi, a essa altura guiado por Stephane Richelmi.

A entrada do Safety-Car, a 18 minutos do fim da prova, fez com que ele se encostasse ainda mais ao líder. A partir de então, Martin não permitiu uma ‘vida fácil’ ao concorrente do Audi R8 #3, mas apesar de ter feito várias vezes a melhor volta da corrida, não conseguiu a ultrapassagem. O BMW #77 cruzou a linha de chegada em segundo, conquistando os primeiros seis pontos para o elenco brasileiro.

No BMW Z4 #0, de Rodrigo/Ricardo, o desempenho também foi positivo. Rodrigo, responsável pela primeira parte da corrida, fez boa largada, depois de ter saído da última posição devido a problemas nos freios ABS. O paranaense fez então uma corrida de recuperação. Em poucos minutos de prova já estava em 12º, posição em que entregou o carro ao irmão Ricardo, que também teve boa actuação e levou o BMW Z4 #0 a receber a bandeirada em nono lugar. De referir que a posição de chegada da Corrida Classificativa define as posições do grid para a Corrida Principal e somente os seis primeiros pontuam nesta primeira prova.

Dirk Müller festejou o resultado.

Foi óptimo terminar a Corrida Classificativa no pódio. Maxime e eu estamos felizes por estarmos aqui neste fim-de-semana a apoiar o BMW Sports Trophy Team Brasil. Eu conheço o carro muito bem, mas o formato de corrida é novo para mim e nós tivemos que ter uma curva de aprendizado sobre os pneus. O início foi muito bom. Stephane Ortelli e eu estávamos mais ou menos na mesma velocidade e abrimos um pouco do pelotão. Então, entrou um tráfego, e por isso decidimos fazer o pit logo na abertura da janela; acho que foi uma boa decisão. Pódio com P2 é óptimo e vamos ter algum tempo esta noite para trabalhar um pouco mais no acerto do nosso BMW Z4 #77. Estou bastante optimista para a Corrida Principal“, enfatizou Müller.

Maxime Martin também ficou contente com a prova deste Domingo.

Segundo lugar no pódio é óptimo para a equipa. Tivemos realmente um bom pit-stop e a equipa fez um trabalho realmente bom. Eu estava atrás de Stephane Richelmi e estava tentando a possibilidade de alcançá-lo. Mas ele estava muito rápido e não cometeu nenhum erro. A corrida foi boa, diverti-me e foi legal. Começámos o primeiro treino em oitavo e chegámos hoje em segundo. Acho que é um bom progresso e com certeza vamos fazer o nosso melhor para vencer amanhã“, festejou o piloto belga.

Ricardo Sperafico falou das dificuldades em largar no fim do grid, mas acredita em bons resultados nesta Segunda-feira.

Largar em último é sempre complicado. Mesmo assim chegámos em nono. Já estamos pensando na prova de amanhã, para fazer a recuperação e um resultado melhor na Corrida Principal. Mas estamos felizes pela equipa que conquistou o pódio“, disse o piloto de Toledo (PR).